Gomes da Silva de saída da Galp. Ex-Shell será novo CEO

A substituição de Carlos Gomes da Silva terá sido negociada com Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da empresa e maior acionista.

Carlos Gomes da Silva deixa a presidência da Galp e é substituído no dia 19 de fevereiro por Andrew Brown. Antigo executivo da Shell com 35 anos de trabalho na energia será o próximo CEO da Galp.

A mudança acaba de ser anunciada ao mercado através de comunicado à CMVM. No mesmo dia em que se anunciou a entrada da Galp na exploração de lítio - a Galp ficará com 10% da subsidiária da empresa britânica Savannah em Portugal, empresa que explora a mina de Covas do Barroso, Boticas. É mais um passo na transição energética que a empresa está a empreender e que já lhe vale o lugar de maior produtora de energia solar da Península Ibérica. E terá sido essa mudança no âmbito da transição energética a motivar a nova escolha de Paula Amorim, acionista com maior fatia de capital da Galp (33,34%).

"A decisão de apresentação da referida renúncia foi oportunamente consensualizada entre Carlos Gomes da Silva e a presidente do Conselho de Administração, Paula Amorim, assegurando as condições para uma transição estruturada e com plena normalidade de fuuncionamento dos órgãos de governo da Galp", lê-se no comunicado.

Carlos Gomes da Silva estava há 13 anos na petrolífera portuguesa, tendo assumido o lugar de CEO em 2015. Para a presidência executiva entrará, ao que tudo indica, Andrew Brown, licenciado em Engenharia em Cambridge e que esteve 16 anos ao serviço da Shell, tendo assumido a liderança de projetos na Nova Zelândia, Holanda, Itália, Brunei e Omã, bem como posições de assessoria direta da presidência da empresa. Foi Brown o responsável por conseguir levar a cabo o projeto pioneiro Pearl Gas to Liquid, um negócio de 18 mil milhões de dólares, tendo ainda estado sediado no Qatar, ao leme dos negócios da empresa durante quase uma década.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG