EDP alerta para email fraudulento

Clientes da EDP estão a receber falsas notas de reembolso pedindo que forneçam dados bancários

A EDP está a enviar para os seus clientes, desde a semana passada, um email alertando para uma mensagem fraudulenta que está a circular também por email, em nome da própria EDP, e cujo objetivo é fazer com que os os utilizadores do serviço da elétrica forneçam os seus dados bancários, permitindo aos piratas informáticas retirar-lhes dinheiro das contas.

Os clientes da EDP recebem um email, que remete para uma página com base na Hungria, e que se assemelha a uma nota de reembolso, com a imagem da companhia. A mensagem pede aos clientes que enviem os seus dados bancários.

No site, e porque o phising (envio de emails fraudulentos) em nome da EDP é frequente, a elétrica reserva uma página à segurança informática, pedindo aos utilizadores que não forneçam informação pessoal ou números de cartões de crédito. Em caso de dúvida, os clientes deverão contactar a EDP para confirmar a veracidade da informação recebida por email.

Caso um utilizador tenha carregado na ligação enviada pela mensagem fraudulenta e executado o ficheiro colocado em anexo, a EDP aconselha a procura de ajuda técnica especializada, para que o vírus seja limpo do computador. As credenciais de acesso aos dados e contas pessoais deverão ser alteradas de imediato, através de outro computador.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG