É mais barato utilizar bons conteúdos do que filtrar fake news

Plataformas continuam a preferir recompensar conteúdos polémicos e de má qualidade, muitas vezes criados de forma anónima.

Jonah Peretti é uma espécie de lenda da media digital. Em 2005 ajudou a criar o Huffington Post e em 2006 criou ele próprio o BuzzFeed. Os seus colaboradores mais próximos dizem que Peretti é fascinado em compreender porque é que determinados conteúdos se tornam virais e outros não e completamente obcecado com a qualidade daquilo que publica e com a capacidade de criar confiança na sua audiência. Quem o conhece define-o como um experimentalista, um pioneiro. Além disso, graças à forma como os sites que lançou cresceram, é uma voz ouvida com atenção cada vez que se fala de tendências no digital. Volta e meia escreve no seu BuzzFeed o que lhe vai no pensamento. A mais recente das suas análises começava assim: “A internet está numa encruzilhada – de um lado, um campo de batalha que afasta as pessoas e, do outro, um sentimento de alegria e partilha que nos junta – na realidade temos agora a oportunidade de fazer um futuro melhor.”

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Exclusivos