Como fazer batota nas emissões de gases? O PowerPoint explica

A Volkswagen tinha desde 2006 uma apresentação que detalhava como fazer fraude das emissões poluentes.

Uma apresentação em PowerPoint feita em 2006 mostrava em detalhe como a Volkswagen fazia batota nas emissões de gases poluentes.

O documento foi descoberto durante a investigação ao gigante automóvel, na sequência da descoberta de que este cometeu uma fraude de emissões nos motores a gasóleo, e foi visto por duas pessoas que falaram sob anonimato ao The New York Times. Para já, segundo o jornal, trata-se da prova mais direta para a origem do esquema da Volkswagen, que no ano passado admitiu que 11 milhões de carros em todo o mundo haviam sido equipados com um software que manipulava os dados das emissões poluentes.

Desconhece-se, de acordo com o The New York Times, até que ponto esta apresentação em PowerPoint foi distribuída na marca alemã, mas a sua existência, põe em evidência a decisão de instalar o software manipulador.

A Volkswagen arrisca-se pagar milhões de euros em indemnizações e multas na sequência deste escândalo.

O Grupo Volkswagen liderou o registo de matrículas de veículos de passageiros em março e no primeiro trimestre do ano, mas a quota de mercado reduziu-se face ao mesmo período de 2015 para 23,4%.

Segundo os dados da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), o grupo alemão entregou 389.819 unidades em março, mais 2,3% do que em igual mês do ano passado, totalizando no trimestre as 919.413 unidades (mais 3,5% face ao período homólogo).

Dentro do grupo, todas as marcas cresceram, à exceção da Volkswagen, que em março baixou 1,6% para as 180.797 unidades e a melhor evolução a pertencer à Audi, que aumentou as suas vendas em 8% para 94.880 unidades.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG