Boom do imobiliário e turismo dá 80 milhões a mais ao fisco só em IMT

No OE a previsão para o IMT, cai ligeiramente face a 2016. Mas realidade é outra: esta receita das câmaras subiu 23,6% só no primeiro semestre

O Governo previa, no Orçamento de 2017, obter uma receita anual com o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) de 649 milhões de euros, pouco menos de que os 655 milhões da coleta de 2016. Mas a realidade parece ter ultrapassado as melhores expectativas. O mercado imobiliário está cada vez mais dinâmico e isso sente-se na receita fiscal. Disparou. De acordo a execução orçamental do primeiro semestre, a coleta de IMT já vai em 420 milhões de euros, uma subida de quase 24% em relação à primeira metade do ano passado. São 80 milhões a mais a entrarem nos cofres do Fisco. E mais receita para as câmaras.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.