Anacom vai regulamentar lançamentos espaciais

Objetivo é minimizar a carga administrativa sobre as empresas e facilitar o acesso ao maior número de operadores interessados.

A Anacom está a regulamentar as atividades de lançamento e de retorno, comando e controlo de objetos espaciais, como foguetes que levem satélites de pequena dimensão a bordo. O projeto de regulamento, submetido a consulta pública durante 15 dias úteis, visa “garantir a otimização de recursos e a simplificação, celeridade e eficácia dos procedimentos relativos às atividades espaciais”, indica a autoridade em comunicado.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.