Dinheiro
24 janeiro 2022 às 11h04

Portugal lidera descida dos preços de internet fixa na Europa

A diminuição de preços em Portugal foi de 11,4%, enquanto na União Europeia se registou um aumento de 1,4%.

DN

De acordo com os dados mais recentes do EUROSTAT, referentes a dezembro de 2021, Portugal lidera na descida de preços dos serviços de internet fixa, informa a APRITEL (Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas) em comunicado.

Face ao mês homólogo, a diminuição de preços em Portugal para os serviços de internet fixa foi de 11,4%, enquanto na UE 27 se registou um aumento de 1,4%.

Estes dados demonstram a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas e são especialmente significativos numa altura em que o IPC teve um aumento homólogo de 2,8%.

Em paralelo com esta forte redução de preços, a taxa de cobertura de redes fixas de alta velocidade aumentou, tendo atingido uma cobertura de 91,4%2 no terceiro trimestre de 2021, o que significou um crescimento de 5,6% nos últimos 12 meses.

Segundo dados da ANACOM sobre redes e serviços de alta velocidade em local fixo, face ao terceiro trimestre de 2021, 8 em cada 10 novos clientes contrata serviços em fibra ótica. As regiões do Algarve, Alentejo, Norte e Centro tiveram o maior aumento de alojamentos cablados.