Os vinhos portugueses já são reconhecidos pelo seu valor mais do que pelo preço?
Temos vindo a fazer um trabalho na Viniportugal - não é meu, que só cheguei há um ano -, com os produtores e as comissões vitivinícolas, de posicionamento da marca Portugal. Para aumentar o valor percebido dos vinhos. E sentimos, a nível de líderes de opinião, jornalistas e até importadores, que já não olham para nós como vinhos baratos, de entrada de gama, desconhecidos. Hoje olham-nos com respeito, consideração, e reveem-nos no slogan que usamos: Um Mundo de Diferenças. Somos um pequeno país com uma gigantesca diversidade de castas, estilos de vinhos, solos... que produz vinhos muito diferentes de todos os outros e com grande qualidade. Por isso já estão dispostos a importar vinhos de preço mais alto, com melhor posicionamento. O trabalho que demora um pouco mais é o de chegar aos consumidores. Os líderes de opinião já nos veem como o próximo hotspot mundial dos vinhos, mas o "mercado para onde todos devem olhar" demora algum tempo a chegar aos consumidores. Não temos orçamento que permita fazer o barulho que gostávamos, mas devagarinho estamos a dar os passos certos.