Dinheiro
03 junho 2023 às 16h06

Governo nega qualquer "cedência à banca" nos certificados de aforro

Ministério das Finanças anunciou esta sexta-feira o lançamento de uma nova série de certificados de aforro, que paga menos juros do que a série E, que foi suspensa.

O secretário de Estado das Finanças diz que a suspensão da série E dos certificados de aforro é "para fazer uma correta gestão da dívida pública, há zero cedência à banca", diz João Nuno Mendes, em declarações à imprensa esta tarde no Ministério das Finanças.

"Há uma adaptação das taxas de remuneração, que reconhecemos", acrescenta o governante, que sublinha que os juros desta nova série estará em linha com a remuneração noutras fontes de financiamento". O "Estado de português tem de se preparar para o acréscimo de juros", afirma João Nuno Mendes.

As declarações do secretário de Estado surge depois de algumas reações políticas negativas à medida do governo.

O PCP requereu este sábado a audição urgente do secretário de Estado das Finanças.

Num requerimento a que a Lusa teve acesso, o grupo parlamentar do PCP salienta a forma repentina como a suspensão da emissão dos Certificados de Aforro (CA) da série E foi anunciada, na noite de sexta-feira, para justificar a audição urgente do secretário de Estado João Nuno Mendes, na Comissão de Orçamento e Finanças.

Também Marcelo Rebelo de Sousa pediu hoje à banca "um esforçozinho" para pagar melhor os depósitos. A procura por certificados de aforro, diz o Presidente da República, é sinal de que "os portugueses acham que aquilo que a banca está a pagar é pouco e procuram nos certificados de aforro uma compensação".

Leia as atualizações a esta notícia no DInheiro Vivo