Dos três projetos, aquele que apresenta maiores probabilidades de produtização mais rápida (em cerca de cinco anos sem contudo ter caráter massificado) é o Floyd, que explora a comunicação entre veículos. Esta solução está a ser desenvolvida para poder ser usada em cenários de platooning, com a circulação de comboios de veículos em auto-estradas. Com recurso ao 5G e a algoritmos que podem ou não ter inteligência artificial, o que a diferencia é o recurso à proximidade computacional, que dá uma maior rapidez na tomada de decisão, já que a informação captada pelo sistema não é canalizada para uma cloud. "O que se pretende é um consumo razoável, muito otimizado, com tempos de viagem muito otimizados", explicou o responsável da Altice Labs durante a apresentação "O impacto do 5G na mobilidade". "Na presença de uma subida, a utilização de algoritmos permite, por exemplo, decidir quando é necessário reduzir a velocidade, recorrendo à informação comunicada pelos veículos da frente. E esta é uma decisão que tem de ser tomada atempadamente para que o comboio de veículos tenha o trabalho esperado", referiu Paulo Pereira.