Desportos
15 junho 2019 às 19h08

Ucrânia é campeã mundial de sub-20

A seleção ucraniana venceu, na final, a Coreia do Sul, por 3-1, e conquistou o primeiro título nesta categoria.

DN

A seleção da Ucrânia sagrou-se este sábado campeã do mundo de sub-20 pela primeira vez na sua história. A equipa orientada por Oleksandr Petrakov venceu a Coreia do Sul, por 3-1, na final disputada em Lodz, na Polónia, onde decorreu o torneio.

A Ucrânia torna-se assim a 11.ª seleção a conquistar este título, num ranking liderado pela Argentina com seis, seguido pelo Brasil com cinco, enquanto Portugal e Sérvia somam dois troféus.

Os sul-coreanos até entraram melhor na partida, tendo beneficiado de um penálti logo aos cinco minutos, que Kang-in Lee aproveitou para abrir o marcador.

No entanto, ainda antes do intervalo o avançado Vladyslav Supriaha, do Dínamo Kiev, conseguiu fazer o empate, iniciando então a sua tarde de sonho, uma vez que se tornou o herói da equipa. Isto porque logo aos 53 minutos, completou a reviravolta no marcador, com o seu segundo golo no jogo e no torneio.

Foi já nos instantes finais da partida que Giorgi Tsitaishvili sentenciou a partida com o terceiro golo que fez rebentar a festa entre os ucranianos.

Os novos campeões do mundo tiveram uma carreira sem derrotas neste torneio, tendo apenas cedido um empate (1-1) na última jornada da fase de grupos com a Nigéria.

Já a Coreia do Sul, que afastou a seleção portuguesa ainda na fase de grupos, foi a grande surpresa da competição, acabando por conquistar a medalha de prata.

No jogo de atribuição do terceiro lugar, levou a melhor o Equador que venceu a Itália, por 3-1.

Refira-se que o melhor marcador do Mundial sub-20, que se realizou na Polónia, foi o norueguês Braut Haland com os nove golos que marcou na goleada da sua seleção às Honduras, por 12-0, na última jornada da fase de grupos.

O melhor guarda-redes do torneio foi o ucraniano Andriy Lunin, que na última época esteve emprestado pelo Real Madrid ao Leganés. O melhor futebolista do torneio foi o sul-coreano Kang-in Lee, que é um produto da formação dos espanhóis do Valência.