Raul de Tomas, Vietto, adeus de Jonas e muito mais. Benfica e Sporting têm hoje primeiros testes

Encarnados defrontam na Luz o Anderlecht às 20.30; leões jogam antes na Suíça, às 18.00, com equipa do terceiro escalão daquele país. São os primeiros testes da nova época e uma oportunidade para ver pela primeira vez os reforços em ação.

Benfica e Sporting realizam esta quarta-feira os primeiros testes da pré-temporada, uma oportunidade para ver de um e outro lado em ação os novos reforços, possíveis novos esquemas táticos dos treinadores e quem se sobressai neste início de época. A partida da Luz com o Anderlecht fica ainda marcada pela despedida de Jonas, que já anunciou o final da carreira e irá ser alvo de uma homenagem antes do desafio.

O jogo de apresentação aos sócios no Estádio da Luz, com início marcado para as 20.30 (BTV), servirá também para homenagear Jonas, avançado de 35 anos que anunciou oficialmente nesta terça-feira que terminou a carreira. Uma hora antes da partida, os jogadores do Benfica vão ser chamados um a um ao relvado. E no final será a vez de Jonas, que assim terá direito a uma última ovação por parte dos adeptos, esperando-se que nos ecrãs do estádio passem imagens de alguns dos melhores momentos do atacante brasileiro com a camisola vermelha e branca e ele próprio dirija depois umas palavras para as bancadas.

O clube da Luz tem teoricamente um teste mais difícil, pois terá como adversário o Anderlecht, clube que na época passada terminou o campeonato belga na sexta posição e que tem como novo treinador VincentKompany, ex-central do Manchester City que há pouco tempo que colocou um ponto final na carreira.

Diante do Anderlecht, equipa que está de alguma forma ligada à história do Benfica devido à final da Taça UEFA perdida pelos encarnados em 1983 (derrota por 1-0 fora e empate a um golo em casa), a maior expectativa reside na estreia do avançado Raul de Tomas, contratado ao Real Madrid por 20 milhões de euros, que pode formar dupla com Seferovic. O atacante apontou 14 golos na época passada ao serviço do Rayo Vallecano, clube onde esteve cedido pelos merengues, e chega com a missão de substituir João Félix, transferido para o Atlético de Madrid. De fora deverão ficar André Almeida e Gedson Fernandes, por lesão.

Outros reforços que poderão estrear-se são Chiquinho, Caio Lucas e Cádiz. Depois há ainda vários jovens que podem ter uma primeira oportunidade, casos de Tiago Dantas, Pedro Álvaro, Nuno Tavares, David Tavares e Nuno Santos, que estão a treinar com a equipa principal.

Depois deste jogo, o Benfica volta a entrar em ação no sábado, em Coimbra, diante da Académica. na segunda feira a comitiva viagem para o Estados Unidos, no âmbito do International Champions Cup, onde irá defrontar o Chivas do México (dia 20), a Roma de Paulo Fonseca (24) e o AC Milan (28).

Leões defrontam equipa da III divisão da Suíça

O Rapperswil-Jona, que que este ano desceu ao terceiro escalão da Suíça, vai ser a primeira equipa a testar a versão 2019-20 do Sporting, que desde domingo está a estagiar em Zurique com 29 jogadores às ordens de Marcel Keizer.

Por enquanto ainda com Bruno Fernandes, a maior curiosidade em torno do jogo desta quarta-feira (18.00, SportTV1) é ver em ação os reforços Neto (ex-Zenit), Valentin Rosier (ex-Dijon), Eduardo (ex-Belenenses SAD), Rafael Camacho (ex-Liverpool) e Vietto (ex-Atlético Madrid), além dos regressados Ivanildo Fernandes e Matheus Pereira. Também será uma oportunidade para os jovens Thierry Correia, Eduardo Quaresma, Abdu Conté, Nuno Mendes, Daniel Bragança, Gonzalo Plata, Joelson Fernandes convencerem o treinador holandês.

Sem Gudelj, que esteve emprestado pelo Guangzhou Evergrande na época passada, ficar-se-á a conhecer qual será a primeira aposta de Keizer para a posição mais recuada do meio-campo. O costa-marfinense Idrissa Doumbia foi a segunda opção durante a segunda metade da temporada transata, mas agora o técnico já pode contar com o regressado Battaglia, com o qual não chegou a contar em 2018-19, e o reforço Eduardo.

Outras ausências são as dos internacionais Acuña (Argentina), Borja (Colômbia), Bruno Gaspar (Angola) e Diaby (Mali), o que vai obrigar Keizer a apresentar uma novidade no lado esquerdo da defesa. A solução deverá passar por Abdu Conté, que jogou na equipa sub-23 na época passada, ou por Nuno Mendes, ex-juvenil.

Depois de ter utilizado preferencialmente o 4x3x3 na época passada e esporadicamente um dispositivo tático de três centrais, no primeiro esboço do Sporting na nova temporada poderão surgir indicadores se essa aposta é para manter.

Os leões voltam a jogar no dia 13, com o St. Gallen, da I liga suíça, no dia 19 com o os belgas do Club Brugge, dia 25 nos EUA defrontam o Liverpool e dia 28, em Alvalade, no troféu dos Cinco Violinos o adversário será o Valência, de Espanha.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG