Desportos
08 fevereiro 2020 às 19h20

Portugal vence a Roménia e lidera Championship de râguebi

A seleção nacional venceu, nas Caldas da Rainha, os romenos, por 22-11.

DN/Lusa

A seleção nacional de râguebi bateu este sábado a Roménia por 22-11, em jogo da segunda jornada do Europe Championship, nas Caldas da Rainha, assumindo, de forma provisória, a liderança da competição.

Portugal soma oito pontos, fruto de duas vitórias em outros tantos encontros, e manteve-se à frente da Bélgica, que bateu a Rússia por 38-12, em Bruxelas, somando um ponto de bónus ofensivo e colocando-se na segunda posição a apenas dois pontos dos lobos.

Os romenos entraram melhor no encontro e adiantaram-se com duas penalidades de Florian Vlaicu (4 e 10 minutos), mas a excelente reação dos lobos permitiu à equipa dominar a primeira parte e sair para o intervalo com uma vantagem de 17-6.

Dany Antunes, autor de dois ensaios (11 e 29 minutos), duas transformações (12 e 30) e uma penalidade (38), revelou-se decisivo para a vantagem portuguesa, que Mike Tadjer ampliou com novo toque de meta (51), colocando o marcador em 22-6.

Depois disso, a defesa portuguesa esteve praticamente irrepreensível, travando quase todas as investidas do adversário nos últimos 22 metros e procurando sempre surpreender com saídas rápidas dos jogadores das linhas atrasadas.

A Roménia ainda chegou ao ensaio por Marius Simionescu (64 minutos), numa altura em que Portugal jogava em inferioridade numérica, devido ao cartão amarelo a Duarte Azevedo, mas nunca conseguiu colocar em causa o triunfo da equipa orientada por Patrice Lagisquet.

Portugal aguarda, agora, o desfecho da partida entre Espanha e Geórgia, no domingo, equipas que também venceram na primeira jornada do torneio e podem saltar para a liderança em caso de vitória no desafio que terá lugar em Madrid.