Oficial: Sporting e Manchester anunciam acordo por Bruno Fernandes

Leões embolsam já 55 milhões de euros e ficam com 10% de uma mais-valia numa futura transferência. Custos da intermediação do negócio ascendem a 5,5 milhões e mecanismos de solidariedade serão suportados pelos dois clubes.

Está feito. A contratação de Bruno Fernandes pelo Manchester United foi oficializada nesta quarta-feira pelo Sporting e pelo clube inglês, estando apenas dependente da realização de testes médicos. O jogador viajou nesta tarde num voo charter, a partir de Tires, para a cidade inglesa de Manchester.

O Sporting informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de todos os contornos do negócio, confirmando que a transferência vai render para já 55 milhões milhões de euros e que existem mais 25 mediante objetivos - cinco milhões relacionados com a participação do jogador em jogos, outros cinco milhões por objetivos relacionados com a participação da equipa de futebol do Manchester United na Liga dos Campeões e 15 relacionados com prémios individuais do Jogador.

A SAD do Sporting informou ainda que ficou com direito a receber o montante correspondente a 10% da mais-valia de futuras transferências. A sociedade leonina, no comunicado enviado à CMVM, revela ainda que os serviços de intermediação relativos à transferência ascendem a 5,5 milhões de euros e que o valor do Mecanismo de Solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pela Sporting SAD e pelo Manchester United, em partes iguais.

Os leões colocaram ainda no Twitter um vídeo com alguns dos melhores momentos do jogador e com uma mensagem a agradecer ao capitão, acompanhada de uma frase de William Shakespeare em inglês: "Some are born great, some achieve greatness, and some have greatness thrust upon them." (Alguns nascem grandes, outros alcançam a grandeza e alguns têm a grandeza.)

Ao mesmo tempo que o Sporting informou a CMVM, o Manchester United colocou uma mensagem no seu site oficial a informar que chegou a acordo para a transferência de Bruno Fernandes, estando o negócio apenas dependente da realização de testes médicos e do acordo com o jogador. E também colocou um post no twitter.

Bruno Fernandes torna-se assim na venda mais cara de sempre do Sporting. O Manchester United paga, para já, 55 milhões de euros (há mais 25 mas mediante objetivos), um valor que ultrapassa em muito o anterior maior encaixe feito pelos leões com a venda de um jogador.

A venda mais cara realizada pela SAD do Sporting até hoje tinha sido a de João Mário para o Inter Milão por 40 milhões de euros, na temporada 2016-2017. Na lista seguia-se o avançado argelino Slimani, na mesma época, por 30,5 milhões, com destino ao Leicester de Inglaterra. Antes destes foi Nani para o Manchester United, em 2007-2008, por 25,5 milhões.

Acima dos 20 milhões, a SAD do Sporting fez ainda mais três negócios - Adrien Silva para o Leicester, em 2017-2018, por 24,5 milhões, Gelson Martins para o At. Madrid por 22,5 milhões, em 2018-2019, e Raphinha para o Rennes por 21 milhões, na época passada.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG