Liga das Nações: Portugal defronta França, Suécia e Croácia

Seleção nacional ficou integrada no Grupo 3 da Liga A da competição. Fase de grupos vai decorrer entre setembro e novembro deste ano. Santos fala num grupo difícil, mas lembra que Portugal já deixou a sua marca na prova.

Portugal vai medir forças com a França (campeã mundial em título), a Suécia (atual número 17 do ranking da FIFA) e a Croácia (terceira classificada do Mundial) no Grupo 3 da Liga das Nações, ditou o sorteio realizado nesta terça-feira em Amesterdão, na Holanda. A seleção nacional, recorde-se, é a atual detentora do troféu, conquistado em dezembro no ano passado com uma vitória por 1-0 diante da Holanda, com um golo de Gonçalo Guedes.

"Sorteio é sorteio. Sabíamos que, pelas equipas que estavam distribuídas na Liga A, seria sempre muito difícil. É importante relevar a importância desta prova. A Liga das Nações terá no futuro um peso quase tão importante como o Campeonato da Europa ou o Campeonato do Mundo", reagiu o selecionador Fernando Santos. "Portugal, felizmente, já deixou a sua marca nesta competição. Quando for o tempo certo pensaremos nesta prova porque teremos sempre uma palavra a dizer. Mas agora o mais importante é o Campeonato da Europa e é nessa competição em que estaremos focados para já", acrescentou

A seleção nacional era cabeça-de-série no sorteio, juntamente com as seleções de Holanda, Inglaterra e Suíça. A fase de grupos da Liga das Nações decorrerá entre setembro e novembro deste ano; a fase final da competição está marcada para o início de junho de 2021.

A França volta a cruzar-se no caminho de Portugal, já que também é adversária da seleção nacional no campeonato da Europa que se realiza neste verão. Portugal guarda boas memórias do último jogo disputado contra os gauleses - no dia 10 de julho de 2016, em pleno Europeu, Cristiano Ronaldo e companhia venceram os franceses na final, conquistando o primeiro e único título europeu da sua história, graças a um golo de Éder no prolongamento.

O último jogo oficial diante da Croácia foi também durante um Euro 2016, quando Portugal bateu os croatas nos oitavos de final da prova por 1-0, também com um golo no prolongamento (Ricardo Quaresma).

Com a Suécia, o último confronto oficial remonta a 2014, no play-off para o Mundial, que terminou com o triunfo da seleção nacional por 3-2, com Cristiano Ronaldo a assinar um hat trick.

O primeiro lugar do grupo permite a qualificação para a fase final da prova, enquanto o último resulta na despromoção à Liga B.

GRUPOS DA LIGA A

GRUPO 1
Holanda
Itália
Bósnia Herzegovina
Polónia

GRUPO 2
Inglaterra
Bélgica
Dinamarca
Islândia

GRUPO 3
Portugal
França
Suécia
Croácia

GRUPO 4
Suíça
Espanha
Ucrânia
Alemanha

VEJA OS GRUPOS DAS RESTANTES LIGAS

Liga B
Grupo 1: Roménia, Irlanda do Norte, Noruega e Áustria.
Grupo 2: Israel, Eslováquia, Escócia e República Checa.
Grupo 3: Hungria, Turquia, Sérvia e Rússia.
Grupo 4: Bulgária, República da Irlanda, Finlândia e País de Gales.

Liga C
Grupo 1: Azerbaijão, Luxemburgo, Chipre e Montenegro.
Grupo 2: Arménia, Estónia, Macedónia do Norte e Geórgia.
Grupo 3: Moldávia, Eslovénia, Kosovo e Grécia.
Grupo 4: Cazaquistão, Lituânia, Bielorrússia e Albânia.

Liga D
Grupo 1: Malta, Andorra, Letónia e Ilhas Faroé.
Grupo 2: São Marino, Liechtenstein e Gibraltar.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG