Vuelta: Óscar Rodrigues vence 13.ª etapa, Herrada segue na liderança

O espanhol da Euskadi venceu esta sexta-feira isolado a 13.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, que manteve o ciclista da Cofidis como líder no muro do Alto de la Camperona, contagem de montanha de primeira categoria.

Óscar Rodrigues (Euskadi), de 23 anos, destacou-se do polaco Rafal Majka (Bora-hansgrohe) e o belga Dylan Teuns (BMC), os seus dois companheiros de fuga na derradeira fase da subida com 14% de inclinação, após cumprir os 174,8 quilómetros entre Candás e o Alto de la Camperona em 4:17.05 horas.

No sábado disputa-se a 14.ª tirada, com 171 quilómetros entre Cistierna e Les Praeres, em Nava.

Ler mais

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.