Ucrânia é adversária dos sub-19 portugueses nas meias-finais do Europeu

Portugal vai defrontar a Ucrânia nas meias-finais do Europeu sub-19, depois do conjunto ucraniano ter vencido esta segunda-feira o grupo B, acompanhado no apuramento pela França, que medirá forças com a Itália.

A Inglaterra, detentora do troféu, liderava o grupo à entrada para a última jornada da poule, com os mesmos quatro pontos da Ucrânia, mas acabou goleada 5-0 pela França, enquanto os ucranianos bateram a Turquia, que não pontuou, por 1-0.

A Ucrânia foi campeã da Europa sub-19 em 2009, enquanto Portugal foi vice em 2003 (perdeu 2-0 com a Itália), 2014 (1-0 com a Alemanha) e 2017 (2-1 com a Inglaterra).

As meias-finais disputam-se na quinta-feira em Vaasa, sendo que Portugal e Ucrânia devem disputar o segundo encontro, às 19.00 (17.00 em Lisboa), quatro horas depois do jogo entre França e Itália, esta última derrotou os lusos na fase de grupos, por 3-2.

Os quatro semifinalistas garantiram lugar no Mundial sub-20 de 2019 na Polónia, de 23 de maio a 15 de junho, aos quais ainda vai se juntar um quinto conjunto, no play-off a ser disputado na quinta-feira entre Noruega e Inglaterra, terceiros classificados dos grupos A e B, respetivamente.

A final disputa-se no domingo no Estádio de Seinajoki.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...