Presidentes da FPF e da Liga felicitam Frederico Varandas eleito presidente do Sporting

Fernando Gomes deseja "as maiores felicidades, quer pessoais, quer profissionais" ao médico, de 38 anos. Pedro Proença espera que seja "o retomar da estabilidade

O presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e da Liga, Pedro Proença, felicitaram este domingo Frederico Varandas pela sua eleição como novo presidente do Sporting Clube de Portugal.

Numa nota colocada no site oficial na FPF, o presidente da FPF saúda Frederico Varandas e deseja-lhe "as maiores felicidades, quer pessoais, quer profissionais, para o mandato", que começará a cumprir na próxima segunda-feira, data da tomada de posse dos novos órgãos eleitos do clube de Alvalade.

Também Pedro Proença, presidente da Liga, fez questão de felicitar o novo líder dos leões. "Desejo o maior sucesso, tanto a nível pessoal como enquanto presidente do Sporting Clube de Portugal, bem como a todos os restantes elementos do novo elenco diretivo. Que este momento signifique o retomar da estabilidade necessária para um clube e uma Sociedade Desportiva fundamentais para o desporto em Portugal e, naturalmente, para o futebol português.»

Frederico Varandas foi eleito o 43º presidente do Sporting, nas eleições ocorridas no sábado, sucedendo a Bruno de Carvalho, que foi destituído do cargo em 23 de junho.

O médico, de 38 anos, foi eleito para um mandato de quatro anos, depois de ter sido diretor clínico do Sporting, entre 2011 e 2018, e desempenhado as mesmas funções no Vitória de Setúbal, entre 2007 e 2011, sendo ainda proprietário de uma clínica de recuperação física.

Frederico Varandas recebeu 42,32% dos votos (8.717 votantes), contra os 36,84% (9.735) alcançados por João Benedito. José Maria Ricciardi teve 14,55% dos votos, superando as listas encabeçadas por José Dias Ferreira (2,35%), Fernando Tavares Pereira (0,9%) e Rui Jorge Rego (0,51%). Foram ainda registados 2,2% de votos em branco e 0,31% nulos.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.