Sala. Nantes quer retirar número 9 e mundo do futebol presta homenagem

Várias personalidades ligadas à modalidade prestaram homenagem nas redes sociais ao antigo avançado do Nantes, cujo corpo foi encontrado na quarta-feira e identificado na quinta-feira, entre elas os treinadores Sérgio Conceição e Miguel Cardoso.

Depois de descoberto e identificado o corpo de Emiliano Sala, o presidente do Nantes, Waldemar Kita, anunciou a intenção de retirar a camisola 9 após a morte do avançado argentino, vítima de acidente de avião.

Em comunicado, o presidente do emblema gaulês revelou a ideia. "Não tenho palavras, é uma tragédia, estou arrasado. Emiliano deixou a sua marca e é por isso que, como muitos adeptos, quero honrá-lo novamente retirando o número 9", escreveu, pedindo às autoridades para continuarem a procurar o corpo do piloto David Ibbotson.

Entretanto, várias personalidades ligadas ao futebol, incluindo Sporting, Benfica e FC Porto, vão prestando homenagens nas redes sociais ao jogador que, três dias antes de desaparecer, tinha trocado o Nantes pelo Cardiff.

"Repousa em paz, meu amigo Emi", escreveu nas redes sociais Sérgio Conceição, atual treinador do FC Porto que orientou o avançado argentino no Nantes.

"A morte deixa uma dor que ninguém pode curar mas a forma como conhecemos o Emiliano, a alegria do dia a dia, o sorriso, a voz única, a vontade de vencer... são memórias que ninguém vai apagar", publicou Miguel Cardoso, treinador português que orienta o Celta de Vigo mas que esta época também treinou o Nantes, através do Instagram.

Outro português, José Fonte, também dedicou uma publicação a Sala. "Descansa em Paz Emiliano", escreveu.

Chidozie, central que pertence ao FC Porto mas esteve emprestado ao Nantes na época passada, homenageou o antigo companheiro de equipa.

O compatriota Marcos Acuña, lateral/extremo do Sporting, também reagiu.

Outro argentino, o antigo avançado Gabriel Batistuta, expressou igualmente a sua tristeza. "Que tristeza, a pior das notícias. Pesamos aos familiares", tweetou.

O avançado francês Mbappé, que teve um papel ativo para que ocorressem buscas subaquáticas, acendeu uma vela por Sala.

Cristiano Ronaldo, por sua vez, publicou uma storie a preto e branco com uma fotografia do malogrado jogador e a frase "Rest in Peace" [Descansa em paz].

Os futebolistas da Liga inglesa vão utilizar nesta jornada, entre sábado e segunda-feira, braçadeiras pretas, em homenagem a Emiliano Sala, que morreu num acidente de avião em 21 de janeiro. "Fumos negros serão usados este fim de semana por todas as equipas da Premier League, em honra de Emiliano Sala", refere um comunicado do organismo inglês, que decidiu também que será cumprido um minuto de silêncio a anteceder o jogo de sábado entre o Southampton e o Cardiff.

Ler mais

Exclusivos