Este atleta tem 17 anos? Benfica "confortável" com informação do passaporte

Edward Pingua Zakayo, queniano de 17 anos que representa o Benfica, venceu a prova dos 5000 metros Meeting de Rabat da Liga Diamante, no passado domingo. Idade do atleta tem dado que falar mas o DN apurou que os encarnados estão tranquilos

Edward Pingua Zakayo, queniano de 17 anos que representa o Benfica, venceu a prova dos 5000 metros Meeting de Rabat da Liga Diamante, no passado domingo. Até aqui tudo bem. Mas quando foi publicada uma fotografia dele em prova as redes sociais explodiram de comentários sobre a idade e aparência do jovem atleta.

Segundo o perfil do queniano publicado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) Edward nasceu a 25 de novembro de 2001. Ou seja vai fazer 18 anos, mas muitos internautas não acreditam nos seus 17 anos.

O atleta de 17 anos, que integra a equipa júnior de cross do Benfica terminou a prova em 13:11.49 minutos, deixando para trás Solomon Berihu, da Etiópia (2.º lugar), e Soufiyan Bouqantar, de Marrocos (3.º lugar).

Esta não é a primeira vez que é questionada a idade de alguns atletas, um pouco por todo o mundo.

O DN apurou que o Benfica está "confortável" com a situação, uma vez o passaporte do atleta é legal.

Henrique Jones fala em "envelhecimento precoce"

Contacto pelo nosso jornal, o especialista em medicina do desporto Henrique Jones ressalva que há que ter em que conta que muitos destes atletas africanos tiveram "experiências traumáticas em idade jovem", o que leva a um "envelhecimento precoce". "Por vezes é estranho, sim, mas uma coisa é a idade aparente e outra é a idade real. A partir do momento em que há desconfiança, são feitos exames por radiografia ou ressonância magnética. A UEFA, por exemplo, obriga que os jovens que participem nas competições europeias façam um exame ósseo", explicou o antigo médico da Federação Portuguesa de Futebol.

Exclusivos