Pichardo pode representar Portugal a partir de 1 de agosto de 2019

A federação internacional oficializou esta terça-feira a transferência de nacionalidade do saltador de triplo salto do Benfica

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) tornou esta terça-feira oficial a transferência de nacionalidade de Pedro Pablo Pichardo, atleta do triplo salto do Benfica que adquiriu nacionalidade portuguesa em novembro de 2017.

O atual recordista nacional do triplo salto (17,95 metros) estava à espera que o Painel de Revisão da Nacionalidade ratificasse o seu pedido de mudança de nacionalidade cubana para portuguesa. Aquele organismo determinou no entanto uma cláusula de exceção, que permite a Pichardo competir por Portugal nas grandes competições apenas a partir de 1 de agosto de 2019.

Nesse sentido, o saltador já representará a seleção nacional nos Campeonatos do Mundo de Atletismo que vão decorrer em Doha, no Qatar, entre 27 de setembro e 6 de outubro de 2019, sendo essa a primeira grande competição em que representará Portugal.

Pedro Pablo Pichardo, de 25 anos, tem como melhor marca do triplo salto ao ar livre 18,08 metros, sendo um dos cinco atletas de todos os tempos que utrapassaram a barreira dos 18 metros.

Ler mais

Exclusivos