Nelson Évora representa Europa na Taça Continental de atletismo

O atleta do Sporting é o nono português a defender o velho continente nesta competição depois de Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, Rui Silva, Carla Sacramento, Francis Obikwelu, Naide Gomes, Sara Moreira e Jéssica Augusto

O atleta Nelson Évora foi um dos eleitos para integrar a equipa da Europa na Taça Continental de atletismo, que se disputará em Ostrava, na República Checa, nos dias 8 e 9 de setembro.

Esta competição, que se realizou pela primeira vez em 2010, coloca em competição as equipas representativas de África, América, Ásia e Oceania (juntas) e Europa, com dois atletas por prova.

É uma iniciativa que deriva da Taça do Mundo, competição que colocava em confronto as equipas dos diferentes continentes e ainda três das principais nações em cada época (Estados Unidos, como exemplo).

A equipa europeia baseia-se fundamentalmente nos atletas recentemente medalhados nos Campeonatos Europeus de Berlim (apenas o comprimento masculino e os 3.000 metros obstáculos femininos têm atletas que não venceram medalhas).

Nelson Évora é o nono português a integrar a equipa da Europa nestas competições, sucedendo a Aurora Cunha (10.000) em Camberra 1985, Fernanda Ribeiro (10.000) em Londres 1994, Rui Silva (1.500) e Carla Sacramento (1.500) em Joanesburgo 1998, Francis Obikwelu (100 e 200) em Madrid 2002, o mesmo Obikwelu (100 e 200) e Naide Gomes (comprimento) em Atenas 2006, todos na Taça do Mundo, e depois Sara Moreira (3.000), Jéssica Augusto (5.000) e a repetente Naide Gomes (comprimento) em Split 2010.

Este ano, Nelson Évora terá a companhia do espanhol Pablo Torrijos, ambos envergando a camisola azul clara e o calção vermelho do conjunto europeu, tendo pela frente o norte-americano Christian Taylor (segundo melhor do mundo este ano) e o cubano Christian Nápoles, pela equipa da América, e ainda o sul-africano Godfrey Mokoena e Hughes Zango, do Burundi, pela equipa de África. A equipa da Ásia e Oceania só será divulgada após os Jogos Asiáticos, que estão a decorrer em Jacarta.

Nelson Évora é um dos atletas mais experientes e com melhor palmarés na equipa masculina europeia, que integra o jovem (17 anos) júnior Jakob Ingebrigtsen (campeão europeu de 1.500 e 5.000 metros), que correrá os 1.500 metros.

A equipa europeia tem outros nomes fortes como Pascal Martinot Lagarde e Sergey Shubenkov (110 barreiras), Renaud Lavillenie (vara), Michal Haratyk (peso), Thomas Roller (dardo), em masculinos, Dina Asher-Smith (100) e Dafne Schipers (100 e 200), Sifan Hassan (3.000), Katerina Stefanidi (vara), Marya Lasitskene (altura) e Sandra Perkovi (disco), em femininos.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.