Mundial 2034 poderá ser organizado por... 10 países

Dez países do sudoeste asiático querem organizar o Campeonato do Mundo, anunciou o primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-och

Os 10 países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) querem organizar o Campeonato do Mundo de 2034. O anúncio foi feito depois de uma reunião entre representantes de Malásia, Indonésia, Brunei, Vietname, Camboja, Laos, Birmânia, Singapura, Tailândia e Filipinas, os membros da organização.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro tailandês anunciou que a ASEAN vai apresentar uma candidatura oficial à FIFA. "Os líderes sentem que têm o apoio de toda a região neste projeto. Gostaríamos que todo o mundo se unisse ao redor desta candidatura, para converter este sonho em algo real. Seria a primeira vez que uma associação de países organizaria um torneio desta importância", afirmou Prayuth Chan-och.

Os detalhes da candidatura da ASEAN não foram revelados, mas se vier a avançar, seria o terceiro Mundial na Ásia, depois de Coreia do Sul e Japão terem organizado o torneio em 2002 e de o Qatar ter sido o escolhido para acolher a prova em 2022.

Recorde-se que o Mundial 2026 será organizado em conjunto por Canadá, México e Estados Unidos e que o de 2030 poderá ter candidatura ibérica.

Exclusivos