Prata e bronze no mesmo dia. As ginastas portuguesas a brilhar nos Jogos Europeus

Trio nacional chegou ao segundo lugar do pódio no exercício dinâmico e ao terceiro nas provas de equilíbrio

Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia conquistaram este sábado para Portugal duas medalhas nos II Jogos Europeus, que decorrem em Minsk. Primeiro conquistaram o bronze na prova de ginástica acrobática, depois a prata no exercício dinâmico de ginástica acrobática.

Nesta última prova, o trio somou 28.740 pontos, atrás da Bélgica (com 28.830) e à frente da anfitriã Bielorrússia (com 28.090). Sem penalizações, Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia obtiveram 8.950 pontos de nota artística, 2.190 na dificuldade do exercício e 17.600 na execução.

Nas finais das provas de equilíbrio, o trio somou 28,520 pontos, ficando atrás do ouro da anfitriã Bielorrússia, com 29,520, e da prata da Bélgica, com 29,230.

Atletas do Acro Clube da Maia, este trio feminino é um grupo formado recentemente e que já esta época se mostrou com alguns bons resultados no circuito das Taças do Mundo de Ginástica Acrobática, onde está no quinto lugar do ranking mundial.

A base Bárbara Sequeira voltou a treinar e a competir depois de um interregno de quatro anos e a volante Francisca Maia fez esta época a estreia como sénior. Integradas num dos melhores clubes formadores da acrobática em Portugal, e treinadas por Lourenço França, têm já vasta experiência em Europeus e Mundiais da modalidade, nos vários escalões - Bárbara Sequeira ganhou uma medalha de prata e duas de bronze no Europeu de 2013 e Francisca Maia alcançou o bronze no Mundial de 2014 e ouro no Europeu de 2015.

As ginastas medalhadas têm chegada prevista ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto, na próxima segunda-feira, 24, pelas 20.00, informou o clube nas redes sociais, apelando a uma receção apoteótica ao trio feminino que deu as primeiras medalhas a Portugal nestes Jogos Europeus.

Em Baku2015, na estreia dos Jogos Europeus, Portugal amealhou três medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze, pecúlio que lhe valeu o 18.º lugar entre 50 países.

Nestes II Jogos Europeus, que reúnem quatro mil atletas de 50 países em 15 desportos, Portugal compete com 98 elementos em atletismo, badminton, futebol de praia, canoagem, ciclismo (estrada, contrarrelógio e pista), ginástica (artística, trampolins, aeróbica e acrobática), judo, karaté, lutas amadoras, tiro, tiro com arco, tiro com armas de caça e ténis de mesa