Maya Gabeira no Guinness com onda surfada na Nazaré

A brasileira de 31 anos surfou uma onda de mais de 20 metros (estimada oficialmente em 68 pés/20,72m) em janeiro.

Maya Gabeira está no Guinness Book, o livro dos recordes mundiais, com a maior onda alguma vez surfada por uma mulher. A brasileira de 31 anos surfou uma onda de mais de 20 metros (estimativa oficial de 68 pés/20,72m) em janeiro deste ano, em Nazaré, Portugal.

"Estabelecer o recorde mundial é um sonho meu há muitos anos. Mas, claro, após o acidente em Nazaré, em 2013, parecia um sonho muito distante. Demorou muito para ter uma temporada como a do ano passado, para estar 100% de novo, e completá-lo com um título no Guinness Book é muito especial", disse a surfista brasileira.

Maya é uma presença assídua entre as ondas da Nazaré e foi lá que entrou para a história do surf mundial. "Sonho realizado", escreveu nas redes sociais a surfista que há cinco anos sofreu um grave acidente na praia portuguesa. Em 2013 Maya ficou submersa e teve de ser resgatada do mar. Com uma determinação inabalável, voltou ao mar da Norte pegou uma "montanha de água" e bater o recorde mundial feminino.

"Tem sido uma viagem e tanto. Mas posso dizer, honestamente, que em 2013, quando cheguei à Nazaré, a minha vida mudou como nunca antes. Claro, houve um acidente, ferimentos e assim por diante. Mas também me mudei para Nazaré estar mais perto da onda, dediquei a maior parte do meu tempo ao local e tive anos para me concentrar na melhoria, na segurança e em estar perto das melhores pessoas para chegar onde queria estar", confessou a brasileira de 31 anos.

Veja aqui a onda:

Exclusivos

Premium

Clássico

Mais de 55 milhões de euros separam plantéis de Benfica e FC Porto

Em relação à época passada, os encarnados ultrapassaram os dragões no que diz respeito à avaliação do plantel. Bruno Lage tem à sua disposição um lote de jogadores avaliado em 310,7 milhões de euros, já Sérgio Conceição tem nas mãos um grupo que vale 255,5 milhões. Neste sábado, no Estádio da Luz, defrontam-se pela primeira vez esta temporada.