Venceslau Fernandes Jr. vence Volta a Portugal do Futuro

Iuri Leitão (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) venceu este domingo a quinta etapa da Volta a Portugal do Futuro em bicicleta, em Santarém, na consagração de Venceslau Fernandes (Liberty Seguros-Carglass)

O filho do vencedor da Volta a Portugal em 1984 conquistou a prova com 21 segundos de vantagem sobre Tiago Antunes (Aldro Team), segundo classificado, e 33 sobre Hugo Nunes (Miranda-Motágua), que terminou no terceiro lugar.

A consagração de Venceslau Fernandes ocorreu após os derradeiros 118,3 quilómetros da prova, com partida e chegada em Santarém, onde Iuri Leitão se impôs ao sprint, em 02:49.36 horas, a Francisco Campos (Miranda-Mortágua) e José Martínez (Baqué/Ideus/BH Team), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Além da vitória na prova, Venceslau Fernandes assegurou ainda o triunfo na classificação da montanha, enquanto Francisco Campos conquistou a camisola dos pontos.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.