Google forneceu informações dos bloggers ao Benfica

O jornal New York Times revela que a gigante norte-americana e outras empresas de fornecimento de serviços de internet estão a colaborar com os encarnados no processo da divulgação dos emails

O jornal New York Times revelou esta terça-feira que a Google Inc. e outras empresas de fornecimento de serviços na internet entregaram ao Benfica informações confidenciais sobre os utilizadores de blogs que revelaram os emails dos encarnados.

Segundo a notícia, as informações foram entregues tendo por base um processo em Portugal e apresentado também no Tribunal da Califórnia com o objetivo de deter os bloggers.

Fonte oficial do Benfica, contactada pelo DN, confirmou a existência de "um acordo com a Google e outras empresas, abrangido por cláusulas de confidencialidade", que impedem os encarnados de revelarem em concreto as informações que foram cedidas por essas empresas. "De momento, apenas ainda não chegámos a acordo com a Wordpress, decorrendo negociações", confirmou a mesma fonte.

Apesar de a fonte oficial dos encarnados se escusar a revelar a forma como será utilizada essa informação, sobretudo devido às cláusulas de confidencialidade e da estratégia jurídica que está a ser montada, o DN sabe que esses dados poderão ser utilizados na investigação que está em curso, mas também nos processos que estão em marcha contra os blogs Mister do Café, Mercado Benfica e Artista do Dia.

Este caso surgiu há cerca de um ano e meio depois de alguns blogs terem publicado uma série de emails que o Benfica diz terem sido roubados do seu sistema informático, tendo a partir daí o clube da Luz desencadeado uma série de queixas às autoridades e processos judiciais que continuam a decorrer.

Ler mais

Exclusivos