Espanha apanha susto mas consegue vencer a Noruega

Um penálti à Panenka de Sergio Ramos salvou os espanhóis da surpresa em Valência

A Espanha entrou na fase de apuramento para o Euro2020 com um triunfo, no Estádio Mestalla, em Valência, sobre a Noruega por 2-1.

No entanto, a seleção orientada por Luis Enrique não ganhou para o susto. É que numa primeira parte em que desperdiçou muitas oportunidades, os espanhóis foram para o intervalo a vencer por 1-0 graças a um golo do ex-benfiquista Rodrigo Moreno, que só teve de empurrar uma boa jogada entre Asensio e Jordi Alba.

No segundo tempo, uma falta de Iñigo Martínez sobre Stefan Johansen dentro da área espanhola permitiu a Joshua King fazer o empate aos 64 minutos. O público que encheu o Mestalla apreensivo, afinal a seleção espanhola ia desperdiçando boas oportunidades para marcar.

Contudo, aos 69', Morata isolou-se em grande velocidade e foi derrubado pelo guarda-redes Jarstein. Mais um penálti que acabou por ser convertido por Sergio Ramos, com um remate à Panenka, que permitiu à Espanha somar os três pontos nesta primeira jornada do grupo F.

Por sua vez, a Suécia levou a melhor, em Solna, sobre a Roménia, por 2-1, com Quaison e Claesson a colocarem os nórdicos em vantagem ainda na primeira parte, tendo os romenos conseguido o golo de honra por Keseru. Enquanto isso, Malta também venceu as Ilhas Faroé por 2-1.

Itália com triunfo tranquilo

Mais fácil foi tarefa da Itália, em Udine, onde venceu a Finlândia por 2-0, graças aos golos de Nicolo Barella e do jovem Moise Kean, companheiro de Cristiano Ronaldo na Juventus. Este resultado alimenta boas perspetivas aos italianos, que procuram regressar a uma fase final de uma grande competição, depois de terem falhado a presença no Mundial 2018.

Neste grupo J, destaque para a Grécia que foi ao Liechtenstein vencer por 2-0. Os benfiquistas Vlachodimos e Samaris foram titulares, assim como Zeca, português naturalizado helénico, mas os golos foram da autoria de Fortounis e Anastasios Donis.

Na outra partida, a Bósnia recebeu e derrotou a Arménia, por 2-1, com golos de Rade Krunic e Deni Milosevic. Do lado dos arménios, o flaviense Ghazaryan foi titular, tendo sido substituído aos 81 minutos, mas foi a estrela da equipa Mkhitaryan (Arsenal) a fazer o golo de honra na transformação de um penálti nos instantes finais.

Suíça sem problemas na Geórgia

No grupo D, a Suíça, adversária de Portugal nas meias-finais da Liga das Nações, foi à Geórgia vencer por 2-0. Sem o benfiquista Seferovic (lesionado), os helvéticos só na segunda parte conseguiram ganhar vantagem com golos de Steven Zuber e Denis Zakaria.

Na outra partida do dia, a República da Irlanda foi a Gibraltar arrancar um difícil triunfo por 1-0, graças a um remate certeiro de Jeff Hendrick no início da segunda parte.

Jogos de apuramento para o Euro 2010:

Grupo D
Georgia-Suíça, 0-2
Gibraltar-Rep. Irlanda, 0-1

Grupo F
Malta-Ilhas Faroé, 2-1
Suécia-Roménia, 2-1
Espanha-Noruega, 2-1

Grupo J
Bosnia-Arménia, 2-1
Itália-Finlândia, 2-0
Liechtenstein-Grécia, 0-2

Exclusivos