Duelos entre França e Croácia: das meias-finais do Mundial 98 a um jogo em Leiria

As duas seleções jogam domingo a final do Mundial. Em cinco jogos, só dois oficiais: No Mundial 98 a França eliminou a Croácia nas meias-finais e no Euro 2004 empataram a dois golos

França e Croácia vão disputar no domingo a final do Mundial 2018. Para os croatas, este será um jogo histórico, pois nunca tinham passado das meias-finais de um Campeonato do Mundo. Já os franceses vão tentar repetir a façanha de 1998, quando foram campeões do Mundo no torneio que organizaram em 1998.

As duas seleções têm um historial curto de confrontos, pois só se defrontaram em cinco ocasiões. O primeiro duelo foi precisamente nesse Mundial de 1998, quando a França eliminou a Croácia nas meias-finais da prova, com uma vitória por 2-1, com dois golos de Lilian Thuram; Davor Suker marcou para os croatas. A França terminou como campeã mundial (bateu na final o Brasil por 3-0) e a Croácia ficou no terceiro (ganhou à Holanda 2-1).

Mundial 1998: França-Croácia, 2-1

O outro jogo oficial em que mediram forças foi curiosamente em Portugal, mais concretamente no Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria. Em pleno Euro 2004, defrontaram-se ainda na fase de grupos, num jogo que terminou empatado a dois golos - Tudor na própria baliza e Trezeguet marcaram para os gauleses; Rapaic e Prso para os croatas.

Euro 2004: França-Croácia, 2-2

Os restantes jogos foram todos de âmbito particular. Em novembro de 1999 a França venceu por 3-0; em maio de 2000 novo triunfo dos gauleses por 2-0 e mais recentemente, em março de 2011, empataram sem golos.

Este domingo voltam a encontrar-se em Moscovo na final do Mundial da Rússia. A França tenta o segundo título do seu historial e a Croácia fazer história com a sua primeira conquista a nível de seleções.

Ler mais

Exclusivos