Brugge, Krasnodar, Istanbul BB ou LASK? FC Porto conhece adversário esta 2.ª feira

O adversários dos dragões na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões fica definido esta segunda-feira no sorteio que se vai realizar em Nyon. Sp. Braga e V. Guimarães também presentes, mas no sorteio da Liga Europa.

O FC Porto, vice-campeão português, fica nesta segunda-feira a conhecer o adversário na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de futebol, num sorteio em que é cabeça de série. Equipa com melhor coeficiente no caminho das ligas - dedicado a clubes que não foram campeões -, o vice-campeão português pode cruzar-se com o Club Brugge (Bélgica), Krasnodar (Rússia), Istanbul Basaksehir (Turquia) ou LASK (Áustria).

Como cabeças de série, os dragões sabem que não poderão encontrar o Dínamo Kiev (Ucrânia), assim como os vencedores dos encontros da segunda pré-eliminatória entre Basileia (Suíça) e PSV Eindhoven (Holanda) e entre o Olympiacos (Gre), treinado por Pedro Martins, e o Viktoria Plzen (República Checa).

Dos possíveis adversários, o FC Porto apenas se cruzou com o Club Brugge, a última das quais na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2016/17, somando dois triunfos pela margem mínima (1-0 em casa e 2-1 fora), ambos selados por golos de André Silva. O primeiro encontro entre as duas equipas aconteceu em 1972/73, na Taça UEFA, com os 'dragões' a perderem na Bélgica, por 3-2, mas a vencerem em casa por 3-0.

Com duas presenças na primeira ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1965/66 e em 1974/75, o LASK vai jogar pela primeira vez uma pré-eliminatória da Champions.

O Istanbul Basaksehir participa pela segunda vez nas fases preliminares da Liga dos Campeões, depois de, em 2017/18, ter caído no derradeiro play-off frente ao Sevilha.

O Krasnodar vai estar pela primeira vez na principal prova de clubes do futebol europeu, tendo disputado quatro vezes a Liga Europa, na qual, na temporada passada, atingiu os oitavos de final.

Além de Sérgio Conceição, no FC Porto, e de Pedro Martins, no Olympiacos (ainda tem de passar a segunda eliminatória), Abel Ferreira será o outro português no sorteio, com o campeão grego PAOK a ficar a conhecer o adversário na terceira pré-eliminatória. Colocado no caminho dos campeões, sem estatuto de cabeça de série, o conjunto de Salónica poderá encontrar, entre outros, o Ajax, semifinalista da 'Champions' em 2018/19.

A primeira mão da terceira pré-eliminatória está marcada para 6 ou 7 de agosto e a segunda para 13 do mesmo mês.

Também nesta segunda-feira vai ser realizado o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, tendo o Sporting de Braga como cabeça de série, um estatuto ao qual se pode juntar o rival Vitória de Guimarães, caso supere os luxemburgeses do Jeunesse Esch.