Breakdance, escalada, surf e skate propostos para os Jogos Olímpicos de 2024

O breakdance, a escalada, o surf e o skate serão os desportos convidados nos Jogos Olímpicos Paris2024, anunciaram hoje os organizadores, numa cerimónia realizada na capital francesa.

Breakdance, surf, escalada e skate vão ser propostos pelo Comité Olímpico Internacional pela organização dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Estes quatro desportos terão de ser validados pelo Comité para se juntarem aos 28 já previstos no programa. A decisão deverá ser conhecida em dezembro de 2020, segundo a BBC.

"Queremos ligar-nos a desportos que são disputados em todo o mundo para darmos aos Jogos uma dimensão mais urbana, ligada à natureza, mais artística", disse o presidente do comité organizador, o canoísta e três vezes campeão olímpico Tony Estanguet, na cerimónia de apresentação dos Jogos Olímpicos de 2024, na capital francesa.

O breakdance, que esteve nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires, vai estrear-se em Jogos em Paris em 2024, enquanto os outros três desportos já vão surgir como convidados em Tóquio2020.

Estanguet anunciou ainda que os espectadores vão ter um envolvimento novo nos Jogos, com a possibilidade de se "tornarem atores". Vai ser possível ao público correr na pista de maratona logo depois da corrida olímpica e sob as mesmas condições que os atletas. Outra das inovações será uma experiência imersiva através de desportos virtuais.

Exclusivos

Premium

Betinho

"NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus há seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.