Benfica defronta o Fenerbahçe na pré-eliminatória

Sorteio não foi muito simpático para os encarnados. No histórico de confrontos regista-se um empate: 2-2 nos quatro jogos já disputados, mas o Benfica passou sempre as eliminatórias

Está definido o adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória da Champions: os encarnados vão jogar com o Fenerbahçe, da Turquia. A primeira mão está agendada para 7/8 de agosto; a segunda a 14/15 de agosto.

O Fenerbahçe terminou a época passada o campeonato turco na segunda posição e tem como treinador o holandês Phillip Cocu, que na época passada se sagrou campeão holandês pelo PSV Eindhoven.

O Benfica defrontou quatro vezes o Fenerbahçe em competições europeias: ganhou dois jogos e perdeu outros dois. A última vez que os dois emblemas se encontraram foi em maio de 2013, na segunda-mão das meias-finais da Liga Europa. O jogo terminou com o triunfo dos encarnados por 3-1, com golos de Gaitán e Cardozo (2). O Benfica acabou por garantir um lugar na final da competição com um agregado de 3-2 (no jogo da primeira-mão os turcos ganharam 1-0).

Recorde aqui o último jogo entre o Benfica e o Fenerbahçe (3-1).

No histórico de sempre com equipas turcas, o saldo do Benfica é positivo: em 14 jogos, venceu seis, empatou quatro e perdeu outros quatro. Marcou um total de 26 golos e sofreu 13.

"É uma vantagem o Benfica poder jogar a primeira-mão em casa. Este Fenerbahçe está numa fase de transição, ainda existe uma grande incógnita em em termos de entradas e saídas de jogadores. Este ainda não é um Fenerbahçe muito competitivo. O Benfica tem mais do que argumentos para ultrapassar este adversário", disse o guarda-redes Beto à Sport TV, ele que joga na Turquia, no Goztepe.

O Fenerbahçe, que viu sair no final da época o internacional português Luís Neto (estava cedido pelo Zenit) tem como principais referências o avançado espanhol Roberto Soldado e o médio francês Valbuena.

Para juntar-se ao FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, além de passar esta terceira pré-eliminatória, o Benfica terá de ultrapassar ainda um play-off. A entrada na Liga dos Campeões assume uma enorme importância do ponto de vista financeiro, já que logo à partida permite um encaixe de 43 milhões de euros.

Eis o resultado do sorteio da terceira pré-eliminatória da Champions:

Ler mais