Benfica punido com jogo à porta fechada pelo IPDJ. Águias vão recorrer

O DN sabe que há mais autos levantados sobre situações relativas a claques ilegais ou problemas com grupo de adeptos organizados que sendo legalizados utilizaram objetos proibidos nos estádios. Organismo já notificou o clube da Luz de que vai ser castigado com um jogo à porta fechada.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) puniu o Benfica com um jogo à porta fechada devido ao alegado apoio ilegal dado às claques do clube, que não se registaram no IPDJ como manda a lei.

Ao que o Diário de Notícias apurou junto do organismo "a punição resulta de um processo cumulativo dos vários autos a decorrer sobre assuntos ligados às claques, que resultou numa ação pecuniária e uma sanção acessória de um jogo à porta fechada".

"O Benfica já tinha sido sancionado anteriormente pelo mesmo motivo com uma multa pecuniária, mas continuaram a chegar autos ao IPDJ a referir ajudas a claques ilegais e que levou a essa decisão", explicou ao DN fonte do IPDJ, acrescentando que há muitos outros autos referentes a outros clubes por situações relativas a claques ilegais ou problemas com grupo de adeptos organizados que, estando legalizados, utilizaram objetos proibidos nos estádios.

Entretanto, o emblema da Luz já comunicou que vai recorrer. "Tendo tomado conhecimento de uma decisão proferida pelo IPDJ, pela qual lhe é aplicada uma coima de 56.250,00€ e uma sanção acessória de um jogo à porta fechada, a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD informa que irá impugnar e recorrer da referida decisão, dentro do prazo legal previsto de 20 dias úteis", pode ler-se no site oficial dos encarnados.

Recurso para o Tribunal via... IPDJ

O recurso anunciado pelo Benfica terá de ser dirigido ao IPDJ, que por sua vez o irá remeter para os tribunais criminais, como explicou fonte do Instituto ao DN. O recurso tem efeitos suspensivos, e como tal, não é possível saber quando o clube vai cumprir o tal jogo à porta fechada.

O próximo jogo em casa dos encarnados é com o Desportivo das Aves, depois da paragem do campeonato para compromissos da seleção nacional, sendo que após essa partida o Benfica voltará a jogar na Luz contra o FC Porto.

Ler mais

Exclusivos