Desportos
26 maio 2019 às 21h42

Atalanta conquista apuramento histórico para a Champions

A equipa de Bergamo derrotou o Sassuolo e ficou no terceiro lugar da Série A. O Inter Milão também confirmou o acesso à Liga dos Campeões, enquanto Milan, Roma e Lazio vão para a Liga Europa.

Carlos Nogueira

Festa em Bergamo! A Atalanta garantiu o apuramento para Liga dos Campeões pela primeira vez na sua história. A equipa treinada pelo experiente Gian Piero Gasperini venceu, em casa, o Sassuolo, por 3-1, garantindo o terceiro lugar na Série A italiana, que teve este domingo a última jornada.

No entanto, os adeptos da Atalanta até começaram por apanhar um um valente susto quando Domenico Berardi adiantou o Sassuolo no marcador aos 19 minutos. Mas, ainda na primeira parte, o colombiano Duvan Zapata emptou o jogo.

Com a vitória a ser único resultado que permitia fazer história, na segunda parte a Atalanta consumou a reviravolta no marcador com golos do argentino Papu Gómez (53') e do croata Mario Pasalic (65').

O Inter Milão viveu uma noite dramática, mas no final acabou por garantir a quarta vaga italiana na Champions. A equipa de Luciano Spalletti venceu o Empoli por 2-1, numa noite de muito sofrimento.

Com um empate a zero ao intervalo, o Inter colocou-se em vantagem no início do segundo tempo por Keita Baldé. Contudo, aos 76', Junior Traoré fez o golo do empate que permitia ao Empoli salvar-se da despromoção. Mas pouco depois Nainggolan voltou a colocar os nerazzurri em vantagem e depois assistiu-se ao tudo por tudo dos forasteiros que estiveram muito perto da igualdade, mas o resultado acabou por não sofrer alterações.

Assim, o Inter garantiu o apuramento para a Champions, enquanto o Empoli foi despromovido, salvando-se o Génova com um empate a zero na visita à Fiorentina.

A noite foi de profunda desilusão para o AC Milan que estava obrigado a vencer no terreno da SPAL e esperar que Atalanta ou Inter não vencessem as suas partidas. Os rossoneri venceram por 3-2 e estiveram em suspenso já após o apito final para saber se o Empoli conseguiria arrancar o empate em San Siro.

No entanto, não houve surpresa e o Milan vai ficar pelo sexto ano consecutivo fora da Champions, tendo de contentar-se com a Liga Europa, na qual terá a companhia da Roma, que recebeu e venceu o Parma, por 2-1, e da Lazio como vencedora da Taça de Itália.

A Juventus, sem Cristiano Ronaldo e João Cancelo, há muito tinha o título de campeão garantido mas acabou por ser derrotada na última jornada na deslocação a Génova, para defrontar a Sampdoria, por 2-0. Os golos de Defrel e Caprari nos últimos minutos da partida, assinalaram o adeus amargo de Massimiliano Allegri como treinador da Juve.

Resultados da última jornada da Série A:

Frosinone-Chievo Verona, 0-0
Bolonha-Nápoles, 3-2
Torino-Lazio, 3-1
Sampdoria-Juventus, 2-0
Atalanta-Sassuolo, 3-1
SPAL-AC Milan, 2-3
Inter Milão-Empoli, 2-1
AS Roma-Parma, 2-1
Cagliari-Udinese, 1-2
Fiorentina-Génova, 0-0