Espanha quer organizar Europeu ou Mundial e pode convidar Portugal

A ideia já não é nova e chegou a ser falada num passado recente. Agora volta à ordem do dia. Em estudo está o Europeu de 2028 ou o Mundial de 2030

Nuno Fernandes
Altos representantes do futebol reuniram-se esta segunda-feira com Gianni Infantino, presidente da FIFA

A notícia está a ser avançada por vários meios de comunicação em Espanha. O país vizinho quer organizar uma grande competição de futebol, um Europeu ou Mundial. E os seus responsáveis equacionam convidar Portugal para uma candidatura conjunta - em estudo está o Europeu de 2028 e o Mundial de 2030.

A notícia é avançada na sequência de uma reunião que se realizou esta segunda-feira entre altos responsáveis do futebol espanhol e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em Moncloa, Espanha.

De acordo com o jornal AS, tudo não passa ainda de uma ideia. Mas o jornal desportivo espanhol garante que existem duas possibilidades: uma candidatura única de Espanha ou então uma conjunta com Marrocos e Portugal (isto no caso de um Mundial). A federação espanhola considera este segundo projeto mais consistente para se impor a outras candidaturas que vão surgir.

Esta ideia de uma candidatura ibérica não é propriamente nova, pois no passado chegou a falar-se dessa possibilidade.

A Espanha só organizou até hoje um Mundial de futebol: foi em 1982. Portugal, recorde-se, foi sede do Europeu de 2004.