João Sousa reentra no top-50 após histórico US Open

Português progrediu 19 lugares, para 49.º, depois de ter atingido os oitavos de final do último torneio do Grand Slam do ano

Rui Frias
Sousa só caiu face a Djokovic no US Open© Robert Deutsch-USA TODAY Sports

Se a Novak Djokovic o título no quarto 'major' da temporada lhe valeu para regressar aos três primeiros do ranking, atrás de Rafael Nadal e Roger Federer, João Sousa regressa ao top-50, depois de ter sido o primeiro tenista português a atingir os oitavos de final de um Grand Slam.

O português, que tem como melhor registo na hierarquia mundial um 28.º lugar, em maio de 2016, foi eliminado na competição nova-iorquina precisamente por Djokovic.

No domingo, na final, o tenista sérvio bateu o argentino Juan Martín Del Potro, por 6-3, 7-6(4) e 6-3, garantindo pela terceira vez na sua história um triunfo em Flushing Meadows e a 14.ª vitória num torneio do Grand Slam.

Na classificação ATP, divulgada esta segunda-feira, destaque igualmente para a subida do japonês Kei Nishikori, semifinalista vencido em Nova Iorque, do 19.º para o 12.º lugar.

Em femininos, o quarto e último torneio do Grand Slam da época permitiu a entrada no top-10 da campeã, Naomi Osaka, a primeira japonesa a vencer um 'major', depois de bater na final a norte-americana Serena Williams.

Osaka ocupa agora o sétimo lugar, enquanto Serena Williams, que ainda recupera no 'ranking' depois de ter sido mãe no último ano, subiu dez posições e é 16.ª classificada.

Na liderança continua a romena Simona Halep, seguida pela dinamarquesa Caroline Wozniacki, e agora pela alemã Angelique Kerber, com a norte-americana Sloane Stephens a cair para o nono lugar.