Associação Europeia de clubes diz que UEFA prepara uma terceira competição

Andrea Agnelli, presidente da ECA, disse que a prova está "dependente de aprovação" do comité executivo do órgão que tutela o futebol europeu

Rui Salvador
O mítico troféu da Liga dos Campeões© EPA/SALVATORE DI NOLFI

A UEFA está a preparar uma terceira competição a partir de 2021, revelou esta terça-feira o presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA), o italiano Andrea Agnelli.

O dirigente disse que o plano está "dependente de aprovação" do comité executivo da UEFA e contou que serão 96 os participantes envolvidos nas provas da UEFA, juntamente com a Liga dos Campeões e Liga Europa.

Uma opção poderá ser expandir a Liga Europa, acrescentando-lhe 16 equipas para uma fase de grupos a 64, sendo outra a de criar uma prova diferente, o que faria com que as três provas tivessem cada uma 32 equipas.

Agnelli, que é também presidente da Juventus, equipa de Cristiano Ronaldo, é igualmente membro do comité executivo da UEFA, cuja próxima reunião está agendada para 27 de setembro em Nyon, Suíça.

Há duas semanas, no Mónaco, UEFA assumiu que "há várias ideias" a serem analisadas em comités que incluem membros da ECA, embora o presidente, Aleksander Ceferin, refira que as propostas "estão apenas em discussão".