II Liga regressa seis meses depois e com uma mulher na equipa de arbitragem

O regresso da II Liga é marcado pela estreia de uma mulher árbitro no futebol profissional português. Vanessa Gomes vai estrear-se como assistente do árbitro João Malheiro Pinto. O Estoril Praia-Arouca é esta quinta-feira o jogo de abertura da edição 2020/21 da II Liga.

O encontro Estoril Praia-Arouca abre hoje a edição 2020/21 da II Liga de futebol, que regressa seis meses e um dia depois do último encontro do campeonato passado, que não chegou ao fim devido à pandemia covid-19.

O jogo entre Estoril Praia e Arouca está agendado para as 20:00 e vai abrir a primeira jornada da prova, que vai decorrer até segunda-feira, num dia que fica marcado ainda pela estreia de uma mulher árbitro em jogos das ligas profissionais.

A árbitro Vanessa Gomes vai assim estrear-se em jogos profissionais, sendo assistente do árbitro João Malheiro Pinto.

Nascida em 1987, Vanessa Gomes tem 13 anos na arbitragem e mantém-se também no futebol feminino, segundo a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). É licenciada em Psicologia.

Filiada na Associação de Futebol de Lisboa, é internacional e está agora na categoria AAC2, que permite ser assistente na II Liga, ao lado de outras duas mulheres, que poderão ser chamadas em 2020/21 para jogos: Cátia Tavares e Olga Almeida.

A II Liga foi suspensa por tempo indeterminado em 09 de março passado e, em 30 de abril, não recebeu 'luz verde' do Governo para prosseguir, sendo dado como terminada.

Embora ainda sem público nas bancadas, a II Liga vai finalmente regressar, seguindo o exemplo da primeira, que retomou e concluiu o campeonato anterior.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG