Desportos
10 dezembro 2019 às 20h26

Champions: Liverpool apurado, Ajax e Inter derrotados caem para a Liga Europa

O Liverpool venceu na deslocação ao campo do RB Salzburgo e apurou com o Nápoles para os oitavos de final. No Grupo H, o Valência venceu e atirou o Ajax para a Liga Europa. O mesmo aconteceu com o Inter, que perdeu com o Barcelona.

DN/Lusa

Nápoles com goleada ao Genk, e Liverpool, que se impôs no difícil terreno do Salzburgo, asseguraram esta terça-feira as últimas vagas do grupo E da Liga dos Campeões.

O grupo chegou a esta última e decisiva jornada ainda com uma luta a três e com o Liverpool, campeão em título, em perigo, já que jogava em casa dos austríacos, ataque mais concretizador da prova, a seguir ao Bayern. Mas o onze de Klopp acabou por vencer com dois momentos de antologia, pouco antes da hora de jogo. Primeiro, um bem medido centro do senegalês Mané para a entrada fulgurante do guineense Naby Keita, com a bola a entrar fora do alcance do guarda-redes. Depois, um remate impossível de Salah - isolou-se pela direita, desembaraçou-se do guarda-redes e, de um ângulo em que ninguém acreditaria, conseguia colocar a bola na baliza.

Ao mesmo tempo, o Nápoles não claudicava na receção ao já eliminado Genk e ganhou por claros 4-0. O polaco Arkadiusz Milik fez hat-trick, aos 03, 26 e 38, este de grande penalidade. Também de penálti, o belga Mertens colocou em 4-0, a um quarto de hora do final.

A última jornada da fase de grupos da Champions permitiu ao Genk estrear na competição o guarda-redes Vandevoort, que se tornou, desde esta terça-feira, o mais jovem a jogar nas balizas da prova, com 17 anos e 287 dias, superando o recorde do seu compatriota Svilar, então ao serviço do Benfica, com 18 anos e 52 dias.

No Grupo H, o Ajax perdeu em casa na receção ao Valência, por 0-1, e caiu para a Liga Europa, permitindo aos espanhóis acompanharem o Chelsea rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões (os ingleses venceram o Lille por 2-1 e classificaram-se na segunda posição. O golo dos espanhóis foi apontado pelo ex-benfiquista Rodrigo.

No Grupo F, o Inter Milão foi derrotado em casa pelas segundas linhas do Barcelona, por 1-2, e caiu também para a Liga Europa, já que o B. Dortmund não facilitou e venceu o Slavia de Praga por 2-1, apurando-se no segundo lugar. Os golos do barcelona forma marcados por Perez e Fati. pelos italianos marcou Lukaku.