Liliana Cá foi sétima em dramática final do disco
Portuguesa relegou compatriota Irina Rodrigues para a nona posição na final do lançamento do disco, nos Europeus de atletismo em Berlim
Liliana Cá e Irina Rodrigues viram-se a lutar entre ambas pelo apuramento para os três lançamentos finais, precisamente na última ronda dos três primeiros lançamentos.
Irina Rodrigues tinha conseguido lançar a 58,00 metros (marca que chegou a dar-lhe o terceiro lugar ao segundo ensaio), e Liliana Cá, no último lançamento da ronda inicial, depois de dois nulos, alcançou 58,01 metros, eliminando a compatriota. As duas portuguesas abraçaram-se na pista, a chorar, e Liliana Cá continuou em prova.
Depois, ao quinto ensaio, Liliana melhorou parra 58,91 metros e subiu para o sétimo lugar, numa prova em que a croata Sandra Perkovic lançou 67,62 metros, garantindo assim o seu quinto título europeu consecutivo desde 2010, impedindo uma tripla alemã. A segunda foi a germânica Nadine Muller (63,00) e a terceira foi Shanice Craft (62,46).
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Este sétimo lugar deixa-me feliz, mas tenho de confessar que estava à espera de melhor, queria mesmo fazer o meu recorde pessoal", afirmou Liliana Cá.
Sobre a luta com Irina Rodrigues, o desfecho de a ter "empurrado" para fora dos três últimos ensaios deixou-a triste, com ambas abraçadas na pista após esse desfecho.
"Pois, estou feliz por ter estado na fina e ser sétima, mas triste por ela, por ter sido eu. Queria tanto que fossemos as duas aos lançamentos finais. Mas ali era eu ou ela", referiu.
Já na final, sem a compatriota, Liliana Cá estava finalmente na nata dos lançamentos europeus.
"Senti que estava ali por pleno direito e a meio senti que todas podíamos chegar às medalhas. E todas nós melhorámos em relação ás marcas da qualificação, por isso foi renhida esta final", notou.
"Este resultado dá-me mais motivação para trabalhar mais, o resultado que me deixa entrar no Plano de Preparação Olímpica vai ajudar-me em coisas fundamentais, como aquisição de material para treinar, que é o que mais nos preocupa", concluiu a atleta.
Irina Rodrigues: "Foi pura competição"
Já Irina Rodrigues cumpriu o seu sonho de chegar à final de uma grande competição, mas ainda não foi desta que conseguiu ser totalmente feliz.

Irina Rodrigues ficou em nono
© EPA/CHRISTIAN BRUNA
"Estou contente por estar numa final de uma grande competição, especialmente nos Europeus. Acho que já foi bom, mas não foi ainda o que queria", referiu a atleta.
Sobre o momento em que se viu afastada pelo terceiro lançamento de Liliana Cá, Irina Rodrigues diz que "foi pura competição".
"Ela tinha de lutar por aquele lugar e foi o que fez. Estou contente por ela", completou Irina Rodrigues, que vai competir campeonatos Ibero-Americanos, em Trujillo (Peru), de 24 a 26 de agosto.