Ana Catarina Monteiro, melhor portuguesa de sempre em Europeus

Nadadora do Fluvial Vilacondense foi quinta na final de 200 metros mariposa, com novo recorde nacional.

Grande surpresa da comitiva portuguesa nos Europeus de natação, em Glasgow, Ana Catarina Monteiro obteve nesta segunda-feira a melhor classificação feminina de sempre para Portugal na competição.

A nadadora do Fluvial Vilacondense, que esta temporada tem estado sempre num nível superior, nadou pelas medalhas na final dos 200 metros mariposa, chegando a virar na segunda posição para os últimos 50 metros. No final, um histórico quinto lugar, com novo recorde nacional fixado em 2.08,03 minutos.

"Senti que podia chegar às medalhas e acabei por estar com esse sonho até aos últimos 50 metros. Senti-me muito bem fisicamente. Sabia que tinha já realizado um sonho ao ter chegado à final, por isso não coloquei qualquer pressão de objetivos. Arrisquei tudo na parte inicial e quando cheguei aos últimos 50 metros ainda a lutar pelas medalhas não foi a parte física que fez a diferença, mas a ânsia de chegar ao pódio. Agora é continuar a sonhar e a trabalhar. Há uma grande margem de progressão e muitos aspetos a melhorar. É nesse foco que vou continuar, mas sempre com os pés bem assentes na terra", referiu a nadadora portuguesa, ao site da Federação Portuguesa de Natação.

Na final dos 200 metros estilos masculinos, Alexis Santos não conseguiu repetir a medalha de bronze conquistada há dois anos, ficando-se desta vez pelo sétimo lugar, com 1.59.99.

Já Victoria Kaminskaya voltou a bater o recorde nacional dos 200 bruços, na meia-final. A nadadora terminou em 11.ª com 2.27,19 minutos, melhorando o seu próprio máximo e Portugal obtido na eliminatória (2.27,34).

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG