Todos os cenários da corrida ao Mundial

As duas últimas jornadas de qualificação para o Mundial prevêem muito sangue, suor e lágrimas. Se lhe dissermos que a França de Pogba e a Argentina de Messi podem ficar de fora... talvez não acredite

GRUPO A: França e Suécia mais confortáveis, mas...

Ainda há quatro equipas à espreita de ir ao Mundial. A França só depende de si mas tem de vencer fora a Bulgária, que tem ainda uma pequena esperança, e a Bielorrússia em casa. A diferença de golos tem tudo para ser determinante neste grupo que fecha com um escaldante Suécia-Holanda.

1.º França, 17 pts; 2.º Suécia, 16; 3.º Holanda, 13; 4.º Bulgária, 12; 5.º Luxemburgo, 5; 6.º Bielorrússia, 5.

GRUPO B: Portugal e Suíça decidem tudo na final da Luz

Ninguém acredita que Portugal não some os três pontos em Andorra como também parece pouco plausível que a Suíça perca com a Hungria. Se tudo correr pela normalidade, os campeões europeus precisam de ganhar aos helvéticos na Luz terça-feira para conseguirem o apuramento automático. A Portugal até pode bastar o empate caso a Hungria vença na Suíça.

1.º Suíça, 24 pts; 2.º Portugal, 21; 3.º Hungria, 10; 4.º Ilhas Faroé, 8; 5.º Andorra, 4; 6.º Letónia, 3.


GRUPO C: Alemanha a um ponto, Irl. Norte no play-off

A Alemanha precisa de um singelo ponto para carimbar a qualificação automática mas vai defrontar a Irlanda do Norte e se perder os britânicos podem sonhar. Mas para que tal suceda a campeã do mundo tem que perder em casa com o Azerbaijão na última jornada . Há coisas mais fáceis de acontecer.

1.º Alemanha, 24 pts; 2.º Irl. Norte, 19; 3.º Azerbaijão, 10; 4.º Rep. Checa, 9; 5.º Noruega, 7; 6.º San Marino, 0.


GRUPO D: Sérvia a uma vitória; play-off decide-se na Ilha

A Sérvia para se qualificar precisa de um triunfo apenas. O cenário mais forte é que o play-off seja decidido entre Gales e Irlanda no último encontro. Mas atenção, este grupo tem, por ora , o pior segundo classificado que fica desde logo eliminado.

1.º Sérvia, 18 pts; 2.º País de Gales, 14; 3.º Irlanda, 13; 4.º Áustria, 9; 5.º Geórgia, 5; 6.º Moldávia, 2.

GRUPO E: Muita indefinição com Polónia favorita

À partida a Polónia, que se desloca esta noite à Arménia, tem mais hipóteses de estar na Rússia e pode beneficiar de um empate entre Montenegro e Dinamarca, ambos a lutar pelo play-off. Contudo, mesmo que os polacos ganhem hoje e Montenegro também, o líder do grupo está proibido de perder no último jogo diante de... Montenegro.

1.º Polónia, 19 pts; 2.º Dinamarca, 16; 3.º Montenegro, 16; 4.º Roménia, 9; 5.º Arménia, 6; 6.º Cazaquistão, 2.

GRUPO F: Inglaterra espera festejar hoje em Wembley

Uma vitória esta noite diante da Eslovénia e a Inglaterra festeja a qualificação. Depois está tudo muito embrulhado com três seleções - Eslováquia, Eslovénia e Escócia - à procura do play-off, muito embora a seleção britânica dependa de si pois recebe a Eslováquia e depois visita a Eslovénia.

› 1.º Inglaterra, 20 pts; 2.º Eslováquia, 15; 3.º Eslovénia, 14; 4.º Escócia, 14; 5.º Lituânia, 5; 6.º Malta, 0.

GRUPO G: Golos colocam Espanha quase na Rússia

A Espanha recebe amanhã a Albânia e se vencer está na Rússia. Mas se não o conseguir terá um segundo match-point em Israel. A Itália vencendo amanhã a Macedónia consegue o play-off onde será, presumivelmente, cabeça de série.

1.º Espanha, 22 pts; 2.º Itália, 19; 3.º Albânia, 13; 4.º Israel, 9; 5.º Macedónia, 7; 6.º Liechtenstein, 0.

GRUPO H: Trio tenta fazer companhia à Bélgica

A Bélgica, para lá da anfitriã Rússia, já está apurada. Bósnia, Grécia e Chipre tentam o segundo lugar, sendo que os dois últimos defrontam-se depois de amanhã no Chipre. Uma ressalva para o facto de este grupo ser candidato a ter o pior segundo classificado.

1.º Bélgica, 22 pts; 2.º Bósnia, 14; 3.º Grécia, 13; 4.º Chipre, 10; 5.º Estónia, 8; 6.º Gibraltar, 0.

GRUPO I: Guerra de nervos entre quatro seleções

Quatro seleções para dois lugares e apenas dois pontos a separá-las. Croácia e Islândia estão no comando com a Turquia e a Ucrânia logo atrás. Os duelos diretos entre Turquia e Islândia na penúltima jornada e entre a Ucrânia e a Croácia na derradeira ronda serão absolutamente decisivos para ficarmos a saber quem vai diretamente ao Mundial e quem segue para o play-off. Uma coisa é certa; duas seleções vão ficar a chorar na terça-feira.

1.º Croácia, 16 pts; 2.º Islândia, 16; 3.º Turquia, 14; 4.º Ucrânia, 14; 5.º Finlândia, 7; 6.º Kosovo, 1.

América do Sul: Argentina tem que suar bastante

Com o Brasil apurado sobram três vagas. Destas, duas parecem estar destinadas a Uruguai e Colômbia, se bem que esta última na próxima madrugada recebe o Paraguai que ainda pensa em ir à Rússia e por isso está obrigado a vencer. Mas a grande surpresa pode ser a Argentina que a 180 minutos do fim da qualificação está no quinto lugar que obriga a um play-off com a Nova Zelândia. E o problema é que Messi, Acuña, Salvio e c.ª recebem primeiro o Peru e depois deslocam-se ao Equador. E qualquer dos adversários também ainda tem hipóteses matemáticas de, pelo menos, de estar no play-off .

1.º Brasil, 37 pts; 2.º Uruguai, 27; 3.º Colômbia, 26; 4.º Peru, 24; 5.º Argentina, 24; 6.º Chile, 23; 7.º Paraguai, 21; 8.º Equador, 20; 9.º Bolívia, 13; 10.º Venezuela, 8.

Estados Unidos em perigo, Paulo Duarte lidera

Nas outras confederações, os Estados Unidos, um crónico frequentador de Mundiais, está em perigo. Em África, o Burkina Faso de Paulo Duarte lidera o seu grupo e só o ganhando poderá estar na Rússia.

Seleções já apuradas: Irão, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Rússia, Bélgica, Brasil e México.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG