03 maio 2018 às 21h31

"Temos responsabilidade porque fomos campeões europeus"

Vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol abordou a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de futebol que se joga este verão na Rússia.

Isaura Almeida

A conquista do Euro2016 elevou a fasquia e aumentou a responsabilidade da seleção nacional para o Mundial2018, segundo Humberto Coelho, confiante que Portugal vai "fazer um bom campeonato".

"Portugal é reconhecido como uma boa seleção e por ter boas condições de trabalho. Temos também equipas portuguesas no top das melhores europeias. Vamos fazer para que essas expectativas, dentro do que é razoável, se mantenham, entrando para conseguir os objetivos, que é ir o mais longe possível. Se ganharmos, melhor", afirmou o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta quinta-feira à margem do Estoril Open.

A pouco mais de um mês do início do Campeonato do Mundo, já existe alguma ansiedade pela competição que vai decorrer na Rússia entre 14 de junho e 15 de julho: "Temos uma responsabilidade porque fomos campeões europeus e agora toda a gente tem os olhos em nós, não só os adversários como o público em geral. Sabemos que o Campeonato do Mundo é um campeonato difícil e diferente do Europeu, porque são tipos de futebol diferente. Portanto, a preparação tem de ser melhor. É difícil, mas temos confiança no trabalho que estamos a fazer e o selecionador, especialmente, está a fazer um trabalho extraordinário."

Depois, Humberto Coelho lembrou ainda as outras ambições portuguesas ao nível dos sub-17 e sub-19, ambos com o respetivo Campeonato da Europa no horizonte. "Estamos a aproveitar bem o trabalho que é feito nos clubes, penso que é fundamental. Hoje em dia está a trabalhar-se muito bem a formação nos clubes e nós acompanhamos e desenvolvemos esse trabalho ao nível de seleções. É fundamental para termos jogadores mais tarde", defendeu o antigo selecionador nacional.