William era imprescindível, Gelson e Bruno Fernandes os reis das assistências

O Sporting perde quatro jogadores que eram a base da equipa da última época

O Sporting já perdeu quatro jogadores titulares da última época, aos quais se junta Daniel Podence, que teve um papel importante na primeira metade da temporada, antes de sofrer uma lesão grave. É quase meia equipa que agora rescindiu contrato, alegando justa causa.

Rui Patrício totalizou 56 dos 60 jogos oficiais da equipa do Sporting, tendo colocado um ponto final a uma ligação que durava desde 1999, altura em que o guarda-redes da seleção nacional tinha apenas onze anos. Além do mais, trata-se de um jogador que tinha enorme importância na equipa, ou não fosse ele um dos capitães de equipa.

William Carvalho era outro dos capitães leoninos e um dos jogadores imprescindíveis para os últimos treinadores do Sporting: Jorge Jesus, Marco Silva e Leonardo Jardim, que o lançou na primeira equipa em 2013/14. Na última época, fez 38 jogos da equipa leonina, só não tendo jogado mais por causa das lesões. O médio defensivo chegou ao Sporting com apenas 13 anos, tendo feito toda a formação em Alcochete, de onde saiu apenas para jogar por empréstimo no Fátima (meia época) e Cercle Brugge (durante uma época e meia).

Gelson Martins era outro dos jogadores nucleares da equipa, tendo estado em 52 dos 60 jogos da equipa, com 13 golos marcados, bem como oito assistências para golo no campeonato. O extremo, que à semelhança de Rui Patrício e William, está integrado na seleção que vai disputar o Mundial2018, chegou a Alcochete aos 15 anos e de lá não mais saiu. Estreou-se na equipa principal aos 19 anos e tornou-se num dos jogadores mais entusiasmantes do Sporting, tendo saltado para a ribalta após uma exibição fantástica com o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, que os leões acabariam por perder (1-2).

Bruno Fernandes foi contratado no início da última época à Sampdoria, a troco de 8,5 milhões de euros, e depressa se tornou num jogador essencial no Sporting, ao ponto de ser considerado um dos melhores da última edição da Liga, que lhe valeu a chamada ao Mundial2018. Sob o comando de Jorge Jesus, o médio foi utilizado em 56 jogos, tendo marcado 16 golos. Bruno Fernandes contabilizou ainda oito assistências para golo no campeonato.

Daniel Podence teve um início de época em que foi importante no Sporting, quase sempre como suplente utilizado. No total da época contabilizou 20 jogos de leão ao peito. Uma lesão grave no início de 2018 impediu a sua evolução, pois não voltou a ser utilizado por Jorge Jesus. O avançado chegou à Academia com apenas nove anos, tendo passado por todos os escalões de formação, tendo apenas deixado Alvalade durante meia época, em 2016/17, altura em que foi emprestado ao Moreirense.

Exclusivos

Premium

Liderança

Jill Ader: "As mulheres são mais propensas a minimizarem-se"

Jill Ader é a nova chairwoman da Egon Zehnder, a primeira mulher no cargo e a única numa grande empresa de busca de talentos e recursos. Tem, por isso, um ponto de vista extraordinário sobre o mundo - líderes, negócios, política e mulheres. Esteve em Portugal para um evento da companhia. E mostrou-o.