Sporting tem acordo para contratar Kléber em Maio
O Sporting acredita que ainda vai garantir Kléber para 2011/12. A transferência falhou em Janeiro, mas pode concretizar-se em Maio. Segundo o DN apurou, Carlos Pereira, presidente do Marítimo, e José Couceiro chegaram a um acordo para a compra da passe do avançado.
A estratégia leonina passa por financiar a compra do passe de Kléber, cujos direitos pertencem ao Atlético Mineiro. O Marítimo exerceu na data-limite, 31 de Janeiro, o direito de opção sobre o avançado, tal como confirmou o empresário Eduardo Diniz, adiantando que o futuro dele "passa por um grande do futebol português".
Segundo reza o contrato de empréstimo, os insulares tinham de pagar 2,5 milhões de euros ou superar a oferta mais alta. E essa proposta foi a dos leões, no valor de 2,5 milhões (para começar a pagar em 2012, em quatro parcelas) e que os mineiros rejeitaram por ser "ridícula" - e já terem um acordo com o FC Porto para o Verão.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Agora, Carlos Pereira, que até então não tinha verba para igualar a proposta dos dragões - 2,3 milhões -, ofereceu 2,5 milhões, sendo que o contrato de cedência possibilita que pague faseadamente desde este mês e até Janeiro de 2012. Kléber vai continuar a ser jogador do Marítimo até que o novo presidente do Sporting assine em baixo.
A saída de Liedson (para o Corinthians) está a dividir os sportinguistas. Carlos Pereira treinou o avançado na era de Paulo Bento e não tem dúvidas de que o balneário pode interpretar a saída da estrela da equipa como "um atirar a toalha ao chão" dos dirigentes sobre esta época. "Quando eu era jogador, o Sporting vendeu o Yazalde e nós ficamos abalados", explicou, lembrando que este poderá também ser o sentimento do grupo actual face ao avançado.
Por isso "a saída vai afectar o estado de espírito do plantel", disse Carlos Pereira ao DN, lamentando que os dirigentes o tenham vendido sem assegurar "uma mais-valia idêntica para um lugar tão carenciado como é o ataque".
Já Pedro Faleiro fala pelos adeptos e sabe que "ninguém ficará feliz por Liedson sair". E espera que ele se despeça dos adeptos, frente à Naval, com golos e saia pela porta grande. "A pessoa mais contente com a saída dele é o Luisão", brincou o presidente da associação de adeptos sportinguistas, sem compreender "como se vende um jogador tão nuclear sem se ter um plano B para a saída dele".
Já o técnico Fernando Santos, que orientava o Sporting aquando da chegada do avançado, em 2003, reconhece que "Liedson tem a sua maneira de ser, mas compensa tudo com a entrega que põe no jogo" e "é uma grande perda para o Sporting".
Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, explicou, ontem, que pagou apenas 1,5 milhões de euros pelo passe de Liedson. Isto apesar de a SAD leonina ter anunciado um encaixe de 2,1 milhões.