Sporting rende o dobro e bate recorde de pontos

Mesmo em ritmo de "passeio", o Sporting venceu tranquilamente o Belenenses e já rendeu tanto em 13 jornadas como no dobro dos jogos da época passada. Leões nunca somaram tantos pontos em 13 rondas.

O Sporting bateu, neste sábado, o seu recorde de pontos à 13.ª jornada, ao vencer o Belenenses por 3-0, em Alvalade, onde os adeptos já entoam cânticos a pedir uma equipa campeã, 12 anos depois do último título. Desde que os triunfos valem três pontos, os leões nunca somaram tantos em 13 rondas: 32, o melhor aproveitamento desde 1994/95.

Mesmo com uma exibição "q.b.", cujo triunfo até teve caminho aberto por um penálti cometido fora da grande área, o Sporting voltou a mostrar estofo de campeão, diante de um adversário que pontuou diante de Benfica e FC Porto mas que foi inofensivo em Alvalade. Os adeptos terminaram o jogo a pedir um "Sporting campeão" e a estatística confirma que o leão de Leonardo Jardim está a empolgar Alvalade com razão.

Desde 1990 que o Sporting não liderava à 13.ª ronda, sendo que para já tem cinco pontos de vantagem sobre Benfica e FC Porto, que só jogam no domingo. Os leões já faturaram 33 vezes, o registo mais concretizador desde... 1984/85. Mesmo em dia de "folga" para Fredy Montero, o Sporting respirou confiança e um jogo em ritmo de "passeio" não retirou mérito a um triunfo folgado.

Adrien Silva abriu o marcador de penálti, aos 29', antes de André Martins comandar a "orquestra" leonina para um triunfo mais dilatado: primeiro com uma finalização certeira, aos 52', a passe de Carrillo, e depois a assistir o recém-entrado Wilson Eduardo para o 3-0 final. O Belenenses, que nos últimos 25 anos só pontuou em Alvalade em 2009/10, nem uma oportunidade de golo criou.

Em comparação com a época passada, o Sporting já somou praticamente o dobro dos pontos em metade dos jogos. Na temporada transata, à 26.ª ronda somava 33, mais um do que agora. Os leões já têm 33 golos, sendo que na época passada chegaram à última ronda com... 32. Melhorias notáveis que poucos esperariam numa época de versão low cost, mas que está a render como há muito não se via.

Filme do jogo:

90+4' Final do jogo!

90+3' Remate de Slimani, para defesa de Matt Jones.

90' Quatro minutos de compensação...

89' Remate perigoso de Wilson Eduardo. Matt Jones cede canto.

86' Substituição no Sporting. Saiu André Martins e entrou Vítor.

85' GOLO DO SPORTING! WILSON EDUARDO FAZ O 3-0! Excelente finalização do extremo, que aproveitou um passe de André Martins para invadir a grande área, contornar Filipe Ferreira e bater Matt Jones. Simples e eficaz.

82' Pontapé livre de Jefferson, sem perigo para Matt Jones.

81' Remate de João Pedro, ao lado do alvo.

80' Substituição no Sporting. Saiu Fredy Montero e entrou Slimani.

80' Remate cruzado de Jefferson, a passar um pouco ao lado do alvo.

76' O jogo decorre em ritmo lento, num jogo que está a ser um "passeio" para o Sporting, apesar da forma polémica como abriu o triunfo, diante de um Belenenses que não está a mostrar por que pontuou diante de Benfica e FC Porto.

73' Substituição no Sporting. Saiu Diego Capel e entrou Wilson Eduardo.

71' Substituição no Belenenses. Saiu Tiago Silva e entrou Tiago Caeiro.

70' Cartão amarelo para Fernando Ferreira, por puxar William Carvalho.

68' Pontapé livre de Fernando Ferreira, a passar por cima do alvo.

66' Matt Jones nega o 3-0 a Diego Capel, ao travar um remate em esforço do espanhol na grande área.

64' Belenenses ainda não conseguiu construir uma jogada de perigo em Alvalade. O único remate à baliza de Rui Patrício foi através de um tiro de meia distância de Fernando Ferreira.

61' Maurício fica com muitas queixas, na sequência de um choque com Tiago Silva.

58' Primeira defesa de Rui Patrício na partida, após remate de Fernando Ferreira.

56' Substituição no Belenenses. Saiu Diakité e entrou Fernando Ferreira.

53' GOLO DO SPORTING! ANDRÉ MARTINS FAZ O 2-0! Um pontapé que deixa a partida praticamente sentenciada, com muito mérito para Carrillo, no domínio e na assistência, a servir André Martins para uma finalização colocada.

51' Sporting mantém-se "instalado" no meio-campo do Belenenses, com muitas dificuldades em sair para o ataque.

48' Cartão amarelo para João Pedro, por braço na bola.

46' Início da segunda parte! Bola para o Belenenses.

- Substituição no Belenenses. Saiu Diawara e entrou Fábio Sturgeon.

45+1' Intervalo em Alvalade.

45' Montero desperdiça! Boa combinação de Diego Capel e Cédric, mas Montero não aproveitou o cruzamento do lateral direito.

44' Matt Jones evita o golo! Isolado, Fredy Montero, com João Meira a puxar o colombiano na grande área (aqui sim, lance passível de grande penalidade), atira para defesa do guarda-redes inglês.

43' Sporting com 60% de posse de bola e quatro remates (três à baliza), contra dois do Belenenses (nenhum à baliza).

40' Cruzamento de Diego Capel, para intervenção de Matt Jones.

38' Futebol inconsequente do Belenenses, que já motivou assobios de algumas dezenas de adeptos que acompanharam a equipa do Restelo na visita a Alvalade.

35' Maior ascendente do Sporting na partida, diante de um Belenenses muito faltoso (4-9 neste capítulo).

33' Matt Jones evita o golo! Excelente defesa do guardião inglês, ao evitar o golo de Jefferson, na marcação de um livre direto.

32' Cartão amarelo para Diakité, por travar um ataque do Sporting.

31' Belenenses com dificuldades em criar lances de perigo para a baliza de Rui Patrício, que ainda não teve que travar nenhum remate.

28' GOLO DO SPORTING! ADRIEN SILVA FAZ O 1-0! Remate rasteiro e colocado, sem hipóteses de defesa para Matt Jones.

27' Penálti para o Sporting! Cartão amarelo para Filipe Ferreira e muitos protestos da equipa do Belenenses, pois Cédric Soares pareceu ter sido empurrado fora da grande área... O lateral não chegou, aliás, a entrar na grande área, pois foi empurrado para fora do campo.

25' Sporting ataca com maior insistência pelos flancos. Belenenses vai afastando as ameaças da sua grande área.

22' Diawara fica a pedir grande penalidade, após lance com William Carvalho.

20' Que perdida de Diego Capel! Excelente arrancada de Carrillo, a invadir a grande área e a cruzar, mas Diego Capel, na finalização, permitiu a defesa de Matt Jones.

19' Pouca acutilância ofensiva de ambas as partes. O Belenenses coloca pouca gente na frente, o Sporting pouca velocidade no ataque.

17' Remate de João Pedro, que sofre um desvio e resulta num pontapé de canto.

17' Remate de longe de Marcos Rojo, o primeiro da partida, desenquadrado com o alvo.

13' Ainda não houve remates a registar em Alvalade.

11' Adrien e Diawara recebem assistência médica, após terem chocado um com o outro.

9' Cruzamento perigosíssimo de Diawara, que Rui Patrício segura a dois tempos.

8' João Afonso forçado a um corte arriscado, após investida de Jefferson pelo flanco esquerdo. Sporting ganha o seu primeiro canto.

6' Belenenses conquista o primeiro pontapé de canto da partida.

5' Carrillo, que tem sido uma espécie de "mal amado" em Alvalade, muito aplaudido após uma ação defensiva.

3' Sporting ao ataque em Alvalade, já com dois cruzamentos perigosos para a grande área do Belenenses.

1' Hugo Pacheco apita para o início do jogo! Bola para o Sporting.

SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Maurício, Marcos Rojo, Jefferson; William Carvalho, Adrien Silva, André Martins; André Carrillo, Diego Capel e Fredy Montero. Suplentes: Marcelo Boeck; Eric Dier, Rinaudo, Vítor, Wilson Eduardo, Carlos Mané e Islam Slimani.

BELENENSES: Matt Jones; Duarte Machado, João Meira, João Afonso, Filipe Ferreira; Diakité, Daníelson, Tiago Silva; João Pedro, Fredy e Diawara. Suplentes: Rafael Veloso, Paulo Jorge, Jónsson, Fernando Ferreira, Arsénio, Tiago Caeiro e Fábio Sturgeon.

Pela primeira vez em nove anos, o Sporting defende, neste sábado, o posto de líder isolado da I Liga. A equipa leonina defronta o Belenenses, em Alvalade (20.15), equipa que nos últimos 25 anos pontuou apenas uma vez (em 2009/10) no reduto dos leões. A equipa do Restelo, aliás, não vence na condição de visitante há quase 60 anos, desde que um "bis" de Matateu bateu a equipa de Scopelli no Campo do Lumiar.

De surpresa, o Sporting tenta passar a confirmação: disputa o primeiro de dois jogos em casa e, como a primeira volta vai fechar com um Benfica-FC Porto, até tem bons perspetivas de alcançar o simbólico título de "campeão de inverno". No entanto, os pupilos de Leonardo Jardim estão avisados: a turma de Belém empatou na Luz (1-1) e travou o FC Porto no Restelo por igual resultado, embora some apenas 11 pontos em 12 rondas.

Leonardo Jardim alertou, precisamente, para o facto de o Belenenses já ter "roubado" pontos aos rivais e de ser uma equipa que usa o contra ataque e as bolas paradas para surpreender os adversários. Já os azuis do Restelo, co-orientados por Marco Silva e Van der Gaag, alimentam a expetativa de voltar a pontuar diante de um "grande", na reedição de um dos mais antigos e emblemáticos dérbis do futebol português.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG