Sporting poupado chega para derrotar o imbatível Lille

O Lille ainda não tinha perdido esta época mas uma equipa de segunda linha do Sporting (em poupanças, em vésperas do dérbi de Lisboa) chegou para vencê-lo, em França, por 1-2. Vukcevic e Postiga marcaram

O treinador do Sporting, Paulo Sérgio, poupou a equipa e só usou dois titulares da partida com o Olhanense (Carriço e André Santos). Mas isso não impediu os leões de dominarem a primeira parte e chegarem ao intervalo com dois golos de vantagem (marcaram Vukcevic, aos 11', e Postiga, aos 34'). Na 2.ª parte, o Lille (que ainda não tinha perdido esta época e nunca fora derrotado em casa, para as competições europeias, com o treinador Rudi Garcia) "carregou" à procura do empate. Ainda conseguiu reduzir, por Frau (aos 57'). Porém, a pressão final não chegou para o empate. E a versão poupada do Sporting somou uma importante vitória na 1.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.

- FINAL DA PARTTIDA: 1-2, vence o Sporting. Após uma primeira parte dominadora e 45 minutos de maior sofrimento, os leões conseguiram segurar a vantagem e celebram uma importante vitória na 1.ª jornada da Liga Europa. No outro jogo do Grupo C, o Levski de Sófia venceu, em casa, o Gent, por 3-2.

- À entrada do período de descontos, o treinador do Sporting faz a última substituição. Pensando em segurar a curta vantagem, troca o avançado Carlos Saleiro pelo defesa Nuno André Coelho.

- Perante o cansaço sportinguista, o Lille vai carregando em busca do empate. Aos 87, numa jogada de insistência, Rami remata de primeira e obriga Tiago a fazer "a defesa da noite".

- O Lille aposta no ataque (Mavuba por Cabaye) enquanto o Sporting troca os médios por laterais (Vuk por João Pereira, aos 73', e Salomão por Evaldo, aos 80'). Os franceses estão muito mais pressionantes e perigosos na 2.ª parte, enquanto os leões tentam segurar a vantagem.

- Debaixo de chuva torrencial, o Lille cria muito perigo. Aos minuto 77, Frau atira ao lado.

- Após o golo, o Lille entra numa fase de maior pressão. Aos 63', Gervinho obriga Tiago a uma grande defesa, mas o jogo já estava parado por fora-de-jogo.

- GOLO DO LILLE. Franceses reduzem desvantagem para 1-2, diante do Sporting. Marcou Frau, ao minuto 58. O avançado francês empurrou para a baliza na recarga a um remate de fora da área que Tiago, atrapalhado, não conseguiu segurar.

- A segunda linha do Sporting entrou na segunda parte com vontade de continuar a mostrar serviço. Aos 50', fez uma bela jogada individual, tirou os defesas do Lille do caminho e atirou pouco ao lado da baliza de Landreau.

- INTERVALO: 0-2 para o Sporting. A primeira parte chega ao fim com um resultado que premeia um Sporting dominador e eficaz. O Lille só criou problemas entre os 20 e os 30 problemas.

- Até ao intervalo, o Lille só consegue reagir num remate de Debuchy (43') que Tiago defende com os punhos.

- Empenhado em manter a sua invencibilidade caseira para as provas europeias, o treinador do Lille, Rudi Garcia, vê-se obrigado a fazer duas alterações ainda na primeira parte. Ao minuto saem Vandam e Dumont e entram Emerson e Hazard (o adolescente belga que já apelidam de "novo Cristiano Ronaldo").

- GOLO DO SPORTING: 0-2 em Lille. Marcou Hélder Postiga, ao minuto 32. O avançado responde de cabeça a um cruzamento de Abel, após uma longa arrancada pela direita. O golo surge na melhor altura para os leões, quando estavam a ser muito pressionados pelos franceses.

- No período de maior pressão do Lille, André Santos perde a bola para Gervinho, aos 27, mas o costa-marfinense desperdiça a oportunidade para marcar.

- A partir do minuto 20 o Lille torna-se mais atrevido e vai-se aproximando da baliza leonina. Aos 26', Obraniak cabeceia ao lado da baliza de Tiago, no lance mais perigoso dos franceses até aí.

- Os primeiros 15 minutos são de claro domínio do Sporting, que controla a posse da bola e quase não deixa o Lille passar da linha do meio-campo.

- GOLO DO SPORTING: 0-1 em Lille. Marcou Simon Vukcevic, ao minuto 11. Abel cruza da direita, a bola desvia em André Santos (que não consegue dominá-la) e sobra para o montenegrino, que faz o primeiro golo, no frio fim de tarde de Lille. Vukcevic já se habituou a ser o "goleador de serviço" do Sporting nesta Liga Europa: na estreia na prova, na 3.ª pré-eliminatória, na Dinamarca, diante do Nordsjaelland, foi ele o autor do 0-1 da vitória leonina.

- Nos primeiros minutos, o Sporting tenta tomar conta do jogo.

Onzes iniciais:
Lille: Landreau; Debuchy, Rami, Rozenhal e Vandam; Mavuba, Balmont e Dumont; Gervinho, Frau e Obraniak.
Sporting: Tiago; Abel, Carriço, Polga e Torsiglieri; André Santos, Zapater, Diogo Salomão e Vukcevic; Hélder Postiga e Saleiro.

Lançamento do jogo:

Em relação ao jogo com o Olhanense, os leões apenas mantêm dois jogadores no onze: Daniel Carriço e André Santos. O resto são nove caras novas, incluindo Torsiglieri e Diogo Salomão, que vão cumprir o primeiro jogo oficial como titulares do Sporting. Já o guarda-redes alemão Timo Hildebrand estreia-se no banco dos leões.

A equipa leonina que está bastante desfalcada: Maniche (lesionado) e Liedson (castigado) não jogam - e logo eles que eram dois dos destaques da revista de promoção ao jogo editada pelo Lille. Assim, o onze é: Tiago; Abel, Daniel Carriço, Polga e Torsiglieri; André Santos, Vukcevic, Zapater e Diogo Salomão; Carlos Saleiro e Hélder Postiga.

Depois de uma manhã chuvosa, debaixo de um tempo fresco (cerca de 16 graus centígrados) e nuvens carregadas, o Sporting prepara-se para o primeiro jogo na fase de grupos da Liga Europa 2010/11. O jogo é "a doer", frente a uma equipa que ainda não perdeu na liga francesa (quatro empates e uma vitória no último fim-de-semana frente ao Lens, 4-1, fora de casa) e tem um registo imbatível, em casa, para as provas europeias, sob o comando do treinador Rudi Garcia (oito jogos sem derrotas).

Refira-se que, ao contrário do habitual, o Sporting vai jogar de calções brancos, neste inicio da fase de grupos da segunda prova do futebol europeu. Há cerca de 14 mil pessoas no estádio (com capacidade para 18 mil) - entre elas, sensivelmente 800 portugueses, que vieram apoiar os leões ao Norte de França.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG