Matías Fernandéz abriu a porta dos "oitavos"

Golo do médio chileno, a dez minutos do final, desbloqueou o nulo em Alvalade. Leões vão defrontar o Manchester City nos "oitavos" e são agora a única equipa portuguesa em prova.

O Sporting garantiu esta quinta feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, onde vão defrontar o Manchester City, depois de um triunfo caseiro, por 1-0, em Alvalade, frente aos polacos do Legia Varsóvia. O golo de Matías Fernández, a dez minutos do final da partida, foi o ponto alto de uma partida que deu lugar a poucas ocasiões de golo e a três lesões para o Sporting - Izmailov, Carrillo e Rodríguez.

A partida entre Sporting e Legia de Varsóvia começou a ser disputada ainda fora das quatro linhas, com os adeptos das duas equipas a protagonizarem desacatos em Alvalade. Na véspera do jogo, recorde-se, onze adeptos da equipa polaca foram impedidos de assistirem ao jogo no estádio, depois de terem sido detidos por um assalto a um estabelecimento comercial. Vários adeptos ficaram feridos.

As emoções acabaram por ser mais quentes no exterior do estádio do que propriamente no relvado, uma vez que Legia e Sporting estiveram longe de protagonizar um jogo empolgante, dando lugar a poucas ocasiões de golo. Na primeira parte, apenas uma ocasião de golo para cada lado: um pontapé livre de Matías Fernández, para defesa fácil do guardião polaco, e um "chapéu" que ficou mal medido, por centímetros, aa Rui Patrício.

Na segunda parte as duas equipas aumentaram a agressividade (onze jogadores viram o cartão amarelo), apesar de o jogo ter sido disputado a um ritmo maioritariamente lento - algo que interessava à equipa treinada por Sá Pinto, depois do empate a dois golos na Polónia. Entre os minutos 70 e 75, o Sporting acabou por perder três jogadores - Carrillo, Rodríguez e Izmailov -, todos por lesões musculares. Rui Patrício ainda chegou a receber assistência médica, mas conseguiu terminar o jogo.

Embora sem criar grandes lances de perigo, o Sporting acabou por conseguir controlar a partida e desfazer o nulo a dez minutos do apito final: Matías Fernández, que já tinha sido decisivo na primeira mão, cobrou um pontapé livre, ninguém tocou na bola na grande área e esta só parou no fundo da baliza do Légia Varsóvia. A partida terminou, no entanto, com os jogadores da equipa polaca a protestarem com o árbitro russo Bezborodov, queixando-se de uma alegada grande penalidade cometida por João Pereira, a meio da segunda parte.

90+5' Final do jogo em Alvalade! O Sporting está nos oitavos de final da Liga Europa.

90' Cinco minutos de compensação. O Sporting tem a eliminatória resolvida, a não ser que o Legia marque dois golos nos últimos minutos.

90' Rui Patrício evita o golo do Legia! Remate fortíssimo de Wolski, mas o guarda redes português defendeu com a ponta do pé.

89' Cartão amarelo para Daniel Carriço.

86' Pontapé livre de Insúa, um pouco ao lado do alvo.

84' GOLO DO SPORTING! MATÍAS FERNÁNDEZ! Pontapé livre do chileno a uns bons 25 metros da baliza adversária, a bola acabou por não sofrer nenhum desvio na grande área e só acabou no fundo da baliza do Legia.

80' Rui Patrício dá um sinal de "ok" ao banco de suplentes. A equipa técnica do Sporting suspira de alívio.

79' Agora é Rui Patrício a ficar estendido no relvado, por problemas musculares. Um número anormal de lesões musculares em Alvalade, uma vez que o jogo foi disputado a um ritmo lento na maioria do tempo.

79' Grande perdida do Legia, que não conseguiu aproveitar o livre direto. Wolfski atirou por cima.

77' Cartão amarelo para João Pereira, por falta sobre Wolfski. A falta foi cometida já quase em cima da linha de penálti.

74' Mais um lesionado para o Sporting. Desta vez, é o 'habitual' Izmailov a ficar estendido no relvado. Entra Pereirinha para o seu lugar.

71' Alberto Rodríguez também saiu lesionado e foi substituído pelo aniversariante Xandão.

70' Substituição no Sporting. Saiu Carrillo e entrou Capel.

69' Cabeceamento de Komorowski, de cabeça, por cima do alvo.

69' Substituição no Legia. Saiu Rzezniczak entrou Wolfski.

68' André Carrillo "estoirou" e pede substituição. O avançado peruano parece estar muito mal fisicamente.

66' Os adeptos do Sporting reclamam um atraso irregular ao guarda redes Kuciak, mas o corte é feito por van Wolfswinkel. Os adeptos, ainda assim, não poupam nos assobios.

63' Legia perto do golo! Ljuboka, isolado no flanco esquerdo após passar por João Pereira, tentou servir Rzezniczak na grande área, mas o passe saiu com demasiada força e o colega de equipa não chegou a tempo para o desvio.

59' Substituição no Legia. Saiu Zyro e entrou Michal Kucharczyk.

59' Cartão amarelo para Ljuboja, por falta sobre Polga. O desalento é bem visível nos jogadores do Legia, umas vez que viram três cartões amarelos em lances consecutivos.

58' Cartão amarelo para Gol, por protestos.

57' Rybus vê o cartão amarelo, depois de cair na grande área do Sporting. João Pereira, com o braço, carrega nas costas do jogador do Legia, mas o árbitro da partida considerou que o toque não foi suficiente para ser assinalada falta.

55' Cruzamento perigoso de João Pereira, para uma intervenção insegura de Kuciak.

54' Sá Pinto repreende Diego Capel... durante os exercícios de aquecimento. O atacante espanhol ficou parado a ver o jogo, algo que não agradou a Sá Pinto. "Se é para ficar a ver o jogo ficas no banco", alertou.

50' A partida continua a ser disputada a um ritmo lento, com muita agressividade e pouca objetividade. As ocasiões de golo contam-se pelos dedos: apenas uma e para o Legia.

46' Início da segunda parte! Não há alterações nas equipas.

45' Intervalo em Alvalade! Os leões estão longe de estar a fazer um jogo empolgante, mas o empate a zero serve para os leões garantiram o apuramento para os oitavos de final da competição.

43' 58% de posse de bola para o Sporting, que só rematou uma vez à baliza adversária, de bola parada, por Matías Fernandez. O Legia, no entanto, também não tem criado perigo para a baliza dos leões.

41' Os jogadores do Legia queixam-se de uma grande penalidade que ficou por assinalar, depois de Anderson Polga ter cortado uma bola com o braço na grande área leonina.

38' Cartão amarelo para Carillo, por falta sobre Rybus.

34' Cartão amarelo para Wawrzyniak, por falta sobre Carrillo.

32' Bom lance ofensivo dos leões, com Kuciak a intercetar um cruzamento muito perigoso de Carrillo, quando Schaars surgia em zona de finalização. Jogo, até aqui, pobre a nível ofensivo do Sporting, que ainda só atirou uma vez à baliza e de bola parada.

27' Continuam a ouvir-se petardos junto à zona destinada aos adeptos do Legia. Os adeptos do Sporting - com muitas crianças, inclusive - foram retirados daquela zona, por motivos de segurança.

25' Os leões de Sá Pinto estão longe de estar a fazer um jogo empolgante - não houve qualquer ocasião de golo iminente -, mas está a ser suficiente para controlar a eliminatória.

21' Os adeptos do Legia, que tantos desacatos protagonizaram nos últimos dias, obrigaram a que algumas dezenas de adeptos do Sporting fossem retirados de uma zona perto da área destinada aos apoiantes polacos, por motivos de segurança.

18' O Sporting tenta impor um ritmo de jogo lento a meio campo, embora Carrillo tente sempre acelerar o jogo pelo flanco direito. Os lances de perigo limitam-se, até ao momento, a um remate de Matías e a um cruzamento perigoso de João Pereira.

14' O Legia não marca por pouco! Rodríguez e Polga não se entenderam na defesa leonina e deixaram Ljuboja cabecear à vontade. A bola, no entanto, passou um pouco ao lado da baliza de Rui Patrício.

12' Pontapé livre de Matías Fernández, cobrado no lado esquerdo do ataque dos leões, para defesa de Kuciak.

10' Cartão amarelo para Schaars, por falta sobre Vrdoljak.

7' Ritmo de jogo altíssimo em Alvalade, com o Legia sempre a pressionar os leões à saída do seu meio campo, embora ainda não haja ocasiões de golo a registar.

3' O Legia entra mais pressionante na partida, tendo já conquistado dois pontapés de canto.

1' O árbitro russo Vladislav Bezdorov apita para o início da partida! Bola para o Legia.

O confronto europeu entre Sporting e Légia de Varsóvia não começou da melhor maneira. Nas imediações do estádio José Alvalade, já há confrontos a registar entre adeptos dos dois clubes, que obrigaram à intervenção do Corpo de Intervenção da Polícia Segurança de Pública.

Este incidente ocorre depois de onze adeptos do Legia terem sido impedidos de assistir à partida entre Sporting e os polacos em Alvalade, detidos por um assalto a um estabelecimento comercial. Desde que chegaram a Portugal, 17 adeptos já foram detidos pela PSP.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Rodríguez, Polga, Insúa; Daniel Carriço, Schaars, Matías Fernández; Carrillo, Izmailov e van Wolfswinkel. Suplentes: Marcelo, Xandão, Pereirinha, André Santos, Renato Neto, Diego Capel e Seba Ribas.

LEGIA VARSÓVIA: Kuciak; Wawrzyniak, Jedrejczyk, Zewlakow, Komorowski; Rzezniczak, Gol; Vrdoljak, Rybus, Zyro; Ljuboja. Suplentes: Skaba, Kielbowicz, Inaki Astiz, Wolski, Zurek, Hubnik, Kucharczyk.

FC Porto, Vitória de Guimarães e Nacional da Madeira já foram eliminados, o Sporting de Braga tem uma missão (quase) impossível na Turquia. Perante este cenário, é no Sporting e em Alvalade que habituam as maiores esperanças de Portugal continuar a ter um representante na Liga Europa. Os leões de Sá Pinto estão em vantagem na eliminatória frente ao Legia Varsóvia e o estatuto de favoritos frente à equipa polaco, com quem empataram a dois golos há uma semana.

Rinaudo e Onyewu são baixas nos leões, enquanto Albero Rodríguez e Diego Capel estreiam-se como opções para Sá Pinto, após terem estado lesionados. O novo técnico dos leões é a voz da confiança que impera em Alvalade: "Não tenho a menor dúvida de que vamos conseguir passar a eliminatória", prometeu.

No modesto Legia de Varsóvia, o técnico Maciej Skorza acha que a equipa polaca tem condições para protagonizar uma surpresa em Alvalade. "O resultado da primeira mão determinou alguma facilidade para o Sporting mas estamos otimistas e esperamos fazer uma surpresa", frisou.

O vencedor desta eliminatória, recorde-se, terá uma missão teoricamente bem mais complicada em comparação com a partida desta noite: defrontar os milionários do Manchester City, que na véspera golearam o campeão em título, FC Porto, por 4-0, terminando a eliminatória com um agredado de 6-1.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG