Leões mantêm sonho milionário com nota baixa

Sporting faz má exibição frente aos "estudantes", mas consegue dois golos nos dois únicos remates enquadrados com a baliza. Académica cai na zona despromoção.

Dez jogos, dez vitórias para Sá Pinto em Alvalade, embora mais uma vez com os três pontos a serem obtidos com um triunfo tangencial e com uma exibição que deixa muito a desejar. O objetivo, no entanto, foi cumprido e os leões derrotaram esta segunda-feira a Académica, por 2-1, no jogo que encerrou a 28.ª jornada da Liga. Alvalade mantém o sonho da Liga dos Campeões, enquanto a Académica está mais perto da Liga de Honra.

Depois da derrota do Sporting de Braga nesta ronda, os leões precisavam de vencer para continuarem a depender de si próprios para chegar ao terceiro lugar, ainda que isso possa implicar vencer no estádio do Dragão na próxima jornada. A primeira parte, no entanto, apresentou um Sporting sem garra, apático e aparentemente ainda desgastado da eliminatória em Bilbau. Foi a Académica quem teve o "sinal mais" no primeiro tempo, tendo conseguido mais remates, mais ataque e mais oportunidades de golo, com muito mais objetividade e verticalidade no seu futebol do que o Sporting.

O golo, no entanto, apareceu à passagem da meia hora de jogo, praticamente "caído do céu". Diego Capel arrancou o cruzamento largo do lado esquerdo e André Carrillo apareceu disparado na grande área para atirar de cabeça para o fundo das redes. Peiser, um mero espectador até ali, nem queria acreditar. Certo é que a Académica ameaçou sempre chegar ao golo, que foi duas vezes negado por Rui Patrício. O guarda-redes leonino até negou o golo a todos os jogadores da Académica, mas não conseguiu fazer o mesmo ao colega de equipa Anderson Polga, que "voou" à ponta-de-lança para fazer um autogolo no final da primeira parte.

No segundo tempo esperava-se uma reação forte dos leões, mas esta tardava em aparecer. O Sporting revelava muitas dificuldades em chegar à baliza dos "estudantes", que começaram a defender o ponto nos últimos 20 minutos, mas o golo acabou por aparecer, mais uma vez, caído do céu. Depois de um mau alívio de Peiser, Carrillo - decisivo na partida, embora sempre muito individualista - atirou uma "bomba" à trave, com a bola a sobrar para a recarga de van Wolfswinkel, que estava no sítio certo e à hora exata.

As exibições, essas, não convencem, mas ninguém poderá duvidar no que toca à eficácia de Sá Pinto em cumprir os objetivos: "O nosso objetivo passa sempre por vencer." Resta saber se os leões conseguirão estragar a festa do título do FC Porto na próxima jornada, porque caso contrário o Sporting de Braga poderá garantir o terceiro lugar na penúltima jornada. A Académica, por sua vez, terá que pontuar nas últimas jornadas e ganhar, pelo menos, um ponto ao Feirense.

Filme do jogo:

90+3' Pontapé livre de Adrien, bola para as mãos de Rui Patrício e final do jogo em Alvalade.

90' Três minutos para jogar.

88' O Sporting tem o jogo controlado e parece que a vitória já não vai fugir.

85' Cartão amarelo para Carriço, por falta sobre Rui Miguel.

83' Cartão amarelo para Rui Miguel, por falta sobre Diego Capel.

83' Substituição na Académica. Saiu Diogo Melo e entrou Danilo.

81' Cartão amarelo para Nivaldo, por falta sobre Pereirinha.

80' Substituição no Sporting. Saiu Matías Fernández e entrou Carriço. Sá Pinto recua o triângulo do meio campo.

79' Cartão amarelo para Schaars, por protestos.

77' GOLO DO SPORTING! VAN WOLFSWINKEL! Um golo tirado a ferros! Na sequência de um mau alívio de Peiser, Carrillo, a 25 metros da baliza, disparou com força à trave da baliza; a bola sobrou para o goleador holandês, que atirou de cabeça para o fundo da baliza. E Alvalade respira de alívio.

74' A Académica começa a jogar com o tempo em Alvalade. Sá Pinto não arrisca.

72' Cartão amarelo para Edinho, por protestos.

70' O Sporting não demonstra argumentos para vencer o jogo e, consequentemente, chegar ao terceiro lugar da Liga. Entretanto, a Académica parece satisfeita com o empate, suficiente para sair da zona de despromoção.

67' Substituição na Académica. Saiu Diogo Valente e entrou Saulo.

64' Peiser está a ter um dos jogos mais tranquilos de toda a época. O fracês ainda não fez qualquer defesa esta noite, até porque o Sporting só fez três remates e apenas um à baliza, que deu golo.

61' Substituição no Sporting. Saiu João Pereira e entrou Pereirinha.

58' Começa a ser difícil de explicar - e também começa a ser repetitivo - a apatia do Sporting esta noite. Os leões não estão a fazer nada para chegar ao golo e mal se aproximam da baliza de Peiser.

56' Substituição no Sporting. Saiu Elias, uma nulidade esta noite, e entrou André Martins.

56' Marinho falha o empate! Em boa posição e já dentro da grande área do Sporting, o avançado português atirou por cima.

54' Remate de Rui Miguel, a errar o alvo.

52' A Académica continua melhor na partida e é a única equipa à procura da vitória.

50' André Carrillo, mais uma vez sem passar a bola a ninguém, remata rasteiro ao lado.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para a Académica.

- Substituição na Académica. Saiu David Simão e entrou Edinho. Pedro Emanuel vai à procura da vitória.

45+1' INTERVALO EM ALVALADE! Depois da euforia de Bilbau, os adeptos do Sporting voltam a assobiar a sua equipa em Alvalade - e com toda a razão. Os leões fizeram uma primeira parte medíocre, sem entrega e sem vontade de vencer o jogo. O golo "caído do céu" de Carrillo parecia ser suficiente para dar tranquilidade aos leões, mas um autogolo de Polga deu o empate os "estudantes", que estão melhor na partida e só não marcaram mais golos devido a Rui Patrício.

44' GOLO DA ACADÉMICA! AUTOGOLO DE POLGA! Depois de um cruzamento de Nivaldo, Polga, de maneira incompreensível, mergulhou para dar o empate à Académica, mesmo à ponta-de-lança. Um golo que não é imerecido para os estudantes.

40' Rui Patrício evita o empate! Pontapé livre marcado de forma rápida pela Académica, que colocou Rui Miguel isolado e com tudo para fazer o golo, mas o avançado português atirou para mais uma grande defesa do guardião.

38' Os leões não melhoraram com o golo. A Académica continua com mais ataques, mais remates e mais ocasiões de golo, embora muito menos posse de bola.

35' Cartão amarelo para Diego Capel, por protestos. Curiosamente, Matías e Schaars foram dizer ao espanhol que não valia a pena protestar o quer que fosse.

34' Fora de jogo mal tirado à equipa do Sporting. Van Wolfswinkel, em jogo, já tinha colocado Matías na cara do golo.

31' Noite inglória para Peiser: ainda não tinha chamado a intervir quando Carrillo "mandou" o francês ir buscar a bola ao fundo das redes. A Académica, agora, terá que se expor aos riscos.

29' GOLO DO SPORTING!! ANDRÉ CARRILLO! Um golo caído do céu, contra toda a corrente do jogo. Na primeira jogada com princípio, meio e fim, Capel arranca um cruzamento perfeito para o centro da grande área, onde o avançado peruano apareceu disparo para cabecear para golo. O mais difícil está feito, 1-0 para o Sporting.

26' Peiser, guarda-redes da Académica, ainda teve qualquer trabalho esta tarde. O guardião francês está apenas a observar a partida, sem que o Sporting ofereça qualquer ameaça.

25' Remate de Rui Miguel, para defesa de Rui Patrício.

23' Incrível apatia dos jogadores do Sporting, que sabem que terão de vencer hoje para continuar a depender de si próprios para chegar ao terceiro lugar.

20' O Sporting soma muita posse de bola (69%), mas não está a tirar qualquer proveito disso. Nem Matías Fernández está a conseguir desatar o né, ele que costuma ser o "abre latas" do futebol leonino. A entrada de Elias em campo, em relação à equipa da Liga Europa, nada acrescentou.

18' Carrillo, titular de última hora devido à lesão de Izmailov, sempre que pega na bola tenta o lance individual, mas perde sempre a bola.

18' A Académica é a única equipa em campo a apresentar um mínimo de objetividade.

15' Exibição, até ver, medíocre da equipa do Sporting, que ainda não conseguiu criar qualquer lance de perigo e erra passes a um ritmo preocupante no meio campo. Nem parece que precisam de vencer o jogo.

11' Sá Pinto manda André Martins, Seba Rodríguez e Jeffrén para aquecimento. Um claro sinal para os jogadores que estão em jogo.

10' Cartão amarelo para David Simão, por "varrer" Diego Capel.

9' Enorme defesa de Rui Patrício! Espetacular remate de Nivaldo, a 30 metros da baliza, que só não deu em golo porque o guardião leonino respondeu com uma estirada para canto. Só dá Académica em Alvalade.

8' Os leões ainda não conseguiram completar qualquer ataque organizado e, curiosamente, nem sequer estão a jogar contra um "autocarro", pois a Académica está muito subida no terreno e à procura do golo.

6' Remate de Insúa, a passar muito longo do alvo. Incompreensível a atitude inicial dos leões, que não estão a jogar de forma coesa e parecem "perdidos" em campo.

5' Remate cruzado de Diogo Valente, a errar o alvo. O Sporting não entrou bem na partida.

4' Remate forte de Adrien, a passar perto da baliza à guarda de Rui Patrício.

1' A Académica joga em Alvalade de luto... pelo futebol português. Os "estudantes" estão em risco de ser despromovidos à Liga de Honra, depois do Feirense ter vencido a União de Leiria. A Briosa fez o pedido a Liga para jogar de branco e com um fumo negro, mas apareceram apenas com o equipamente alternativo.

- O árbitro Hugo Miguel apita para o início da partida! Bola para o Sporting.

- Izmailov lesionou-se no aquecimento e será substituído por Carrillo na equipa titular.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Anderson Polga, Onyewu, Insúa; Schaars, Elias, Matías Fernández; Carrillo, Diego Capel e van Wolfswinkel.

ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Abdoulaye, João Real, Nivaldo; Adrien Silva, Diogo Melo, David Simão; Diogo Valente, Marinho e Rui Miguel.

Sporting e Académica, os dois finalistas na Taça de Portugal, encerram esta noite (20.45) a 28.º jornada da Liga, em Alvalade, sob a urgência de pontuarem. Os leões precisam de vencer para continuarem a depender de si próprios na luta pelo terceiro lugar, enquanto os estudantes terão, pelo menos, que empatar, de modo a saírem da zona de despromoção.

Depois de falhada a final da Liga Europa, os leões de Sá Pinto apostam tudo no campeonato, onde só a vitória poderá manter o Sporting na rota da pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Izmailov e Elias estão de regresso ao lote de disponíveis e serão, à partida, opção inicial para o treinador, até porque grande parte dos jogadores vem de uma desgastante partida em Bilbau.

A Académica, que até teve um bom início de temporada com Pedro Emanuel, não vence há 15 jornadas e corre o risco de ser despromovida à Liga de Honra. Caso saiam derrotados de Alvalade, os "estudantes" encerrarão a jornada na zona de despromoção e deixam de depender de si próprios para permanecerem na principal prova do futebol português.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG