Leões feitos num oito após derrota na Madeira

Sporting cai para o quinto lugar da Liga, depois de uma derrota por 2-0 no terreno do Marítimo. Equipa foi vaiada à chegada a Lisboa.

O arquipélago que deu esperança aos leões foi o mesmo que devolveu o desalento ao Sporting. Depois da moralizadora vitória no terreno do Nacional da Madeira, que valeu a presença garantida no Jamor, o Sporting saiu derrotado do terreno do Marítimo, por 2-0. Os leões caem para o quinto lugar e já estão a oito pontos do Sporting de Braga, 3º classificado.

Perante um adversário que foi superior durante praticamente toda a partida, Rui Patrício evitou o golo do Marítimo por duas vezes antes de ficar mal na fotografia do primeiro golo dos insulares. Remate forte de Benachour, a 25 metros da baliza, Patrício tentou desviar por cima da baliza mas acabou por ver a bola entrar (21').

O Sporting revelou dificuldades em conseguir incomodar a baliza à guarda de Peçanha, algo que só o estreante Arias conseguiu fazer na primeira parte, com um remate (29') para defesa apertada. Domingos operou uma revolução tática ao intervalo, com as saídas de Carrilo e Pereirinha e as entradas de Schaars e Izmailov, mas sem sucesso.

Danilo Dias, um dos melhores em campo, aproveitou uma falha de Xandão para se isolar frente a frente com Rui Patrício e fazer o segundo golo dos insulares. Em desvantagem por dois golos, o Sporting tentou atenuar a diferença no marcador, mas foram poucas as ocasiões de golo criadas. Na segunda, foi novamente Arias o jogador a ficar mais perto do golo dos leões, mas sem sucesso. O Marítimo ainda "cheirou" o terceiro golo, mas o marcador não sofreu mais alterações.

O Sporting continua com 32 pontos, agora no quinto lugar, e poderá terminar a jornada a 16 pontos do líder Benfica. O Marítimo, por sua vez, tem na mão um lugar de acesso às competições europeias. O Marítimo também soma 32 pontos, mas na quarta posição, pois ganhou os dois jogos na Liga frente aos leões.

Filme do jogo:

83' Substituição no Marítimo. Saiu Héldon e entrou Fábio Felício.

78' Sami perto do terceiro golo do Marítimo, com um remate que não levou a direção desejada.

75' O Marítimo controla a partida e ameaça chegar ao terceiro golo em contra-ataque, perante um Sporting que parece conformado com a desvantagem.

72' Cartão amarelo para Elias.

71' Substituição no Marítimo. Saiu Benachour, muito aplaudido, e entrou João Luíz. Pedro Martins reforça o setor mais defensivo.

66' Arias tira o 'pão da boca' a Danilo Dias! O avançado brasileiro voltou a aparecer com perigo na grande área, mas o lateral colombiano limpou o lance.

62' Substituição no Sporting. Saiu Rinaudo e entrou Seba Ribas.

62' Peçanha evita o golo do Sporting! Arias, talvez o melhor dos leões esta noite, ficou isolado no flanco direito, mas não conseguiu evitar a mancha de Peçanha.

60' GOLO DO MARÍTIMO! DANILO DIAS! Contra-ataque dos insulares, após falha de Xandão, Danilo ficou isolado frente a Rui Patrício, podia ter assistido Héldon mas preferiu atirar à baliza. 2-0 para o Marítimo, vida cada vez mais difícil para o Sporting.

55' Cruzamento perigoso de van Wolfswinkel, para uma boa intervenção de Peçanha. A linha de pressão do Sporting encosta o Marítimo ao último terço do terreno.

53' O ritmo de jogo baixou na segunda parte, com o Marítimo assumir uma postura de maior contenção, perante um Sporting que está mais pressionante.

50' Cartão amarelo para Héldon, por falta dura sobre Santiago Rias.

47' Grande corte de Insúa, evitando que Danilo Dias ficasse isolado em direção à baliza dos leões.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para o Marítimo.

- Dupla substituição no Sporting. Saíram Pereirinha e Carrillo, entraram Izmailov e Schaars.

- Schaars e Izmailov aquecem durante o intervalo e deverão entrar já antes do início da segunda parte.

45+1' INTERVALO NOS BARREIROS! O golo de Benachou dá vantagem aos insulares, que ocupam virtualmente o quatro lugar da Liga, deixando os leões no quinto lugar. Perspetivam-se mudanças ao intervalo na equipa treinada por Domingos Paciência.

41' Lance muito perigoso para a baliza de Peçanha, após lançamento longo de Onyewu. O guarda-redes insular acabou por ceder campo.

39' Cartão amarelo para Xandão, por falta sobre Héldon. Três dos quatro defesas do Sporting já estão "amarelados".

38' A velocidade dos atacantes do Marítimo tem causado vários problemas à defesa leonina.

33' Marítimo perto do golo! Na sequência de um pontapé livre, João Guilherme apareceu sozinho ao segundo poste, mas atirou por cima.

32' Cartão amarelo para Ínsua, o terceiro da partida.

31' Excelente exibição do Marítimo até ao momento, com mais posse de bola, mais lances de perigo e melhor organização. Vantagem justificada, perante um Sporting com pouco fulgor.

29' Sporting perto do golo! Remate forte de Matías Fernández, para uma defesa apertada de Peçanha. Primeiro remate à baliza do Marítimo esta noite.

27' Na marcação do livre, Luís Olim atirou por cima da baliza à guarda de Patrício.

26' Lance polémico na Madeira! Carrillo derrubou Héldon em cima da linha limite da grande área. Os insulares pediram penálti, Cosme Machado, após conversar com o assistente, assinalou pontapé livre.

23' Pontapé livre de Elias, por cima da baliza de Peçanha. O guarda-redes do Marítimo ainda não teve de efetuar qualquer defesa esta noite.

21' GOLO DO MARÍTIMO! BENACHOUR! Que falha de Rui Patrício! Remate forte do médio insular, a 25 metros da baliza, Patrício defendeu para cima, mas a bola acabou por passar por cima do guarda-redes e entrar na baliza.

21' Grande defesa de Rui Patrício! Pontapé livre de Roberto Sousa, para uma enorme defesa do guardião português!

19' Cartão amarelo para Onyewu, por falta sobre Héldon. O "gigante" norte americano conseguiu elevar a perna ao pescoço do avançado insular, quando este seguia isolado.

17' Cartão amarelo para Benachour, por falta sobre Matías Fernández.

16' Rui Patrício defende! Remate forte de Danilo Dias, à entrada da grande área, para uma defesa de recurso do guarda-redes português. Só dá Marítimo na partida.

14' Que perdida de Danilo Dias! Héldon passou em velocidade por Xandão, que abordou mal o lance, e foi à linha de fundo servir Danilo Dias. O brasileiro, na marca de penálti, atirou por cima da baliza de Rui Patrício, quando tinha tudo para marcar.

13' Primeiro remate da partida. Roberto Sousa, a 25 metros da baliza, atirou fraco e ao lado.

12' Num jogo ainda sem remates às balizas, o Marítimo tem mais posse de bola (54%) e controla a partida a meio campo, perante um Sporting ao qual está a faltar uma maior intervenção de Matías Fernández.

8' Depois de um cruzamento de Insúa, a bola é desviada para o braço de João Guilherme. Lance casual, Cosme Machado mandou seguir.

6' Rui Patrício, com uma saída rápida, consegue evitar o remate de Danilo Dias, quando este estava isolado. Melhor o Marítimo na partida.

3' Ritmo jogo baixo nos minutos iniciais da partida, com as duas equipas a tentaram impor a pressão à saída do meio campo adversário.

1' INÍCIO DO JOGO! Bola para o Sporting.

- Cosme Machado, da AF Braga, vai dirigir a partida, que conta com meio casa.

Marítimo: Peçanha; Briguel, João Guilherme, Roberge, Luís Olim; Roberto Sousa, Rafael Miranda; Héldon, Benachour, Sami; Danilo Dias. Suplentes: Salin, Robson, João Diogo, João Luíz, Tchô, Fábio Felício e Fidelis.

Sporting: Rui Patrício; Arias, Onyewu, Xandão, Insúa; Elias, Rinaudo, Matías Fernández; Pereirinha, Carrillo e van Wonfswinkel. Suplentes: Boeck, Polga, Evaldo, Schaars, Renato Neto, Izmailov e Seba Ribas.

O Marítimo defronta este sábado o Sporting, no estádio dos Barreiros, a partir das 18:30, em jogo da 18.ª jornada da Liga. Separadas por três pontos, as duas equipas apresentam com objetivos distintos, mas ambas com a necessidade de vencer: o Sporting para não perder terreno na luta pelo pódio, o Marítimo para consolidar um lugar de acesso às competições europeias.

Depois de ter vencido, ainda esta semana, o Nacional, na Madeira, e de ter garantido um lugar no Jamor, o Sporting apresenta-se mais confiante, mas não esquece a derrota que o Marítimo impôs em Alvalade, na primeira volta, por 2-3.

Diego Capel, lesionado, e João Pereira, castigado, são baixas de peso nos leões, e serão substituídos por Pereirinha e Arias, respetivamenente. Destaque para o regresso de Onyewu, depois de ter cumprido castigo. Xandão mantém a titularidade, Anderson Polga fica no banco.

No Marítimo a tarefa adivinha-se complicada. Depois de ter perdido Baba para o Sevilha no mercado de inverno, o substituto 'Pouga', castigado, não poderá jogar esta noite, depois de ter sido expulso contra o Benfica. Heldón, Sami e Danilo vão constituir o tridente ofensivo dos insulares esta noite.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG